Projeto Patrimônio em Debate promoverá seis diálogos com transmissão online

Secretaria de Cultura

13 de agosto de 2021
Projeto Patrimônio em Debate vai promover ciclo de diálogos com transmissão online nas redes sociais da Cultura entre os dias 17 e 21 de agosto

A partir da próxima terça-feira (17/08), a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento de Fomento e Patrimônio, vai realizar um ciclo de seis diálogos, que terão o patrimônio do município como o tema central. Denominado Patrimônio em Debate, o projeto vai se concretizar por meio de transmissões online, que poderão ser acompanhadas por todos os interessados, sem a necessidade de inscrições prévias.

As transmissões acontecerão por meio das redes sociais da Secretaria de Cultura - @culturamogi no Facebook e Youtube - e todos poderão assistir livremente, bem como interagir pelas ferramentas de chat. O ciclo de diálogo se estenderá até o dia 21 de agosto e contará com a participação de diversos profissionais renomados.

O primeiro debate, às 19 horas da terça-feira (17/08), terá como tema “Retrofit: Intervenções em Prédios Históricos” e será comandando pelo arquiteto Ciro Pirondi, que é diretor da Fábrica Escola de Humanidades João Filgueiras Lima, além de doutor pela Universidade Politécnica de Barcelona e professor convidado desde de 2016 da Università luav di Venezia, na Itália.

Já na quarta-feira (18/08), também às 19 horas, será a vez do debate “Patrimônio Imaterial: Folias do Divino”, com o professor Josemir Ferraz de Campos e violeira Shirley Luzia Pereira. Ambos têm longo histórico de participação na festividade, que é uma das mais antigas e reconhecidas do município.

Na quinta-feira (19/08), o debate será sobre “Patrimônio Natural e Paisagismo: A Serra do Itapety”, com o médico veterinário Jefferson Leite e o diretor cinematográfico, Rodrigo Campos. Já na sexta-feira (20/08), o tema será “Mapas afetivos e os percursos narrativos da cidade”, com a especialista em Turismo, Debora Mello, a designer gráfica e pesquisadora, Mariana da Matta e a produtora cultural e arte educadora Beatriz Ataidio. Assim como os demais, o diálogo acontecerá às 19 horas.

No sábado (21/08), último dia do ciclo, serão duas ações. A primeira, às 9h, será uma oficina online, comandada por um voluntário da Associação Pró-Festa do Divino, que ensinará ao vivo o preparo do tradicional tortinho da Festa do Divino Espírito Santo.

Já às 14h, o especialista em História da Arte e Arte e Educação, Marcos Antônio Siqueira de Moraes, conduzirá todos os interessados em uma visita monitorada online às Igrejas do Carmo. Moraes trabalha há 20 anos no Complexo das Igrejas do Carmo e coordena o acervo do Museu das Igrejas do Carmo, onde também desenvolve um projeto de arte e educação.

“Nosso objetivo com esse ciclo de debates é falar sobre as várias vertentes do patrimônio histórico da cidade, a partir do compartilhamento da experiência de especialistas no tema. Assim, a proposta é levar mais conhecimento sobre a história e as riquezas materiais e imateriais de Mogi para os próprios mogianos e todos os demais interessados”, destaca o diretor de Fomento e Patrimônio da Secretaria de Cultura, Glauco Riccieli.

Mais informações sobre o projeto Patrimônio em Debate devem ser obtidas pelo telefone 4798-6910.