Projeto Pequenos Músicos recebe homenagem como destaque cultural em Suzano

Gabinete

15 de agosto de 2017
Prefeito em exercício, Juliano Abe, destacou a importância da continuidade das gestões no sucesso do projeto de música mogiano. (Foto: Divulgação/PMMC)

O projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, recebeu na noite desta segunda-feira (14/08), uma homenagem como destaque cultural na 2ª edição do Prêmio Professor Joaquim Ribeiro Guimarães, promovido pelo Centro Acadêmico de Direito da Faculdade Unida de Suzano – CADIR – Unisuz no Auditório Municipal Dr. Armando de Ré, em Suzano. A premiação foi recebida pelo prefeito em exercício Juliano Abe e a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

O projeto oferece aulas de musicalização em período de aula e ensino sinfônico no contraturno escolar para mais de 10 mil alunos de 15 escolas municipais. “É um trabalho em conjunto com mais de 15 de anos de existência desde as aulas de canto oferecidas inicialmente no Canarinhos do Itapety. A continuidade e a sequência de gestões dão perenidade e sucesso a esta iniciativa e se traduzem na emoção destas crianças, nossos diamantes que estão sendo lapidados”, disse o prefeito em exercício, Juliano Abe.

A Banda Sinfônica Escolar do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, regida pelo coordenador Ewerton Siqueira Ravelli, se apresentou durante o evento e agitou o público com um repertório bem animado. “É uma emoção a cada apresentação. Temos a certeza de que a disciplina e os conhecimentos adquiridos com o projeto ficam para a vida toda”, disse a secretária de Educação, que esteve acompanhada pela diretora da escola, Gisele Cristina de Oliveira Rodrigues Pinto. 

O evento homenageia personalidades do meio jurídico, político e social. Um dos grandes destaques de dentre os homenageados foi o renomado jurista Miguel Reale Jr. “Ao ver a emoção destas crianças com o que tocam, a seriedade com que olham as partituras me reanimo com nosso país. Com esta apresentação vejo que temos esperanças a serem satisfeitas neste País”, disse

Pequenos Músicos

Oitenta profissionais, sendo 15 coordenadores e 65 monitores são responsáveis pelo ensino de música para as crianças da rede municipal de ensino.Cada unidade escolar tem sua própria Banda Sinfônica Escolar, composta por alunos que mais se destacam no projeto. Os coordenadores e monitores integram a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, que é destaque em suas apresentações.

Atualmente, o projeto é administrado pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes se destaca no ensino de música com projetos como o Canarinhos do Itapety, Pra Ver a Banda Passar e a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. (Kelli Correa Brito)