Projeto Quitanda Solidária realiza doações de alimentos às famílias em vulnerabilidade social

Secretaria de Assistência Social

03 de março de 2021

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler realizou uma visita à Cobal nesta quarta-feira (03/03), ao lado do secretário municipal de Agricultura, Felipe Monteiro de Almeida, para conhecer a “Quitanda Solidária”. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz, em parceria com a Secretaria de Agricultura, para possibilitar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade social aos alimentos doados.

“Além de integrar a Agricultura com a Assistência Social, o Projeto Quitanda Solidária tem como objetivo pensar o melhor destino para os alimentos, que muitas vezes são dispensados em ótimas condições”, afirma a Priscila. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o projeto atendeu cerca de 100 pessoas por semana.

Com o apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (antiga Cati) e cooperativas de agricultores Cooprojur e Cooprovat,o atendimento será ampliado neste ano. Foi realizada a inscrição da Prefeitura de Mogi das Cruzes no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) como unidade recebedora de produtos agrícolas produzidos pelas cooperativas.

A inclusão permitiu melhor planejamento para execução da Quitanda Social neste ano, agora fortalecido com o PAA. Inicialmente, serão atendidas 250 famílias cadastradas em quatro locais de distribuição e, posteriormente, o projeto será ampliado para atender até 800 famílias em oito locais de distribuição.

A primeira entrega foi realizada nesta quarta-feira (03/03). “O projeto visa atender as famílias identificadas nos territórios de abrangência dos CRAS, CREAS e demais serviços da Política de Assistência Social, sendo o público-alvo indivíduos e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Xavier.