Projeto sobre movimento é destaque nacional no Prêmio Conectando Boas Práticas 2021

Secretaria de Educação

28 de junho de 2022
A professora Luciana Marchi foi uma das 10 selecionadas pela premiação em todo o Brasil e destaca a importância do trabalho em equipe. (Divulgação/PMMC)

O projeto “Brincadeiras e movimentos em casa: o brincar e aprender em período de aulas remotas”, da professora da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes Luciana Cazarini Lima de Marchi, foi um dos 10 selecionados em todo o Brasil na categoria Professores pelo prêmio Conectando Boas Práticas 2021. A iniciativa reconhece e valoriza práticas educacionais e é realizada pela Rede Conectando Saberes com apoio da Fundação Lemann e secretarias municipais de Educação.

As atividades foram realizadas nos anos de 2020 e 2021 junto à equipe da EM Prof. Milton Cruz, no Rodeio, que atende alunos do Infantil III e IV, na faixa entre quatro e cinco anos. “O período da pandemia foi desafiador para nossos professores. É uma grande alegria ver um projeto  como este, desenvolvido na rede municipal, receber  este reconhecimento e ser referência para educadores de todo o País”, parabenizou a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos. 

A ideia surgiu em uma reunião com a equipe escolar para que fossem feitas videoaulas sobre corpo, gestos e movimento para as crianças durante o período de aulas remotas devido à pandemia. Luciana é professora de Educação Física da rede municipal mogiana e está readaptada na unidade escolar. Os vídeos eram criados e editados pela professora e o projeto foi desenvolvido com apoio do grupo de profissionais. 

“As aulas tinham como essência as brincadeiras e exercícios que pudessem ser feitos nas residências e que motivassem o educando a participar, pois, como sabemos, brincadeiras e movimentos na Educação Infantil são de suma importância”, explicou a professora. O planejamento das atividades levou em conta o espaço e os materiais que as crianças teriam disponíveis com mais facilidade em suas casas.

A professora destaca a importância do trabalho em equipe. “Este projeto pôde ser bem-sucedido pelo fato do trabalho em conjunto, envolvendo a equipe escolar: professores, direção da escola, funcionária e uma voluntária”, disse. Participaram da iniciativa a diretora da unidade escolar no período, Meire Bittencourt, a agente escolar Marcelly Carmelino, a voluntária Isabela de Marchi e as professoras Ana Paula Onisaki, Fabiana Miranda, Jeniffer Monteiro, Mônica Formenti, Silvia Oliveira, Úrsula Ruiz, Wanessa Lisboa, Janaína Eiras, Larissa Dias e Milian de Almeida. 

Realizado por dois anos, a avaliação dos resultados é positiva. “Percebemos ao longo do ano de 2020, que houve um número muito bom de alunos e familiares que tiveram uma participação efetiva, alcançando os objetivos propostos e, em alguns aspectos, superando até as nossas expectativas. Continuamos em 2021, com o envio dos vídeos e aulas presenciais na escola, embora com uma participação menor”, contou Luciana. 

Como premiação, a professora recebeu uma placa de reconhecimento e seu projeto poderá ser replicado em outras redes de ensino. Na categoria professores, foram selecionados projetos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Bahia, Amazonas, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Também foram premiados diretores e coordenadores pedagógicos.