Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal (Smapa) e de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira (24/10) mais uma atividade do projeto Voa Passarinho, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Parque Natural Municipal Francisco Afonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, na Serra do Itapeti. O programa promove a observação de aves e conexão com a natureza, por meio da escuta e olhar atentos.
Os alunos, acompanhados pela equipe da Smapa, percorreram a Trilha das Bromélias. Durante o percurso, avistaram espécies como sabiá, bem-te-vi-rajado, urubu-de-cabeça-amarela e periquito-rico. Também tiveram a oportunidade de escutar o canto do tucano e observar um pica-pau-pequeno.
Houve também um momento de pausa e silêncio para que todos se conectassem com os sons da mata.
“A atividade foi marcada por muita interação, troca de experiências e encantamento. Os alunos reconheceram aves que costumam ver ou ouvir em suas próprias casas, tornando o encontro ainda mais significativo”, relata o diretor de Sustentabilidade da Smapa, Ricardo Moscatelli.
“O Voa Passarinho é uma ação de educação ambiental muito importante e que segue uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli. Não é apenas um projeto, é um convite para que as pessoas enxerguem, valorizem e protejam a riqueza natural”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare.
Os estudantes da EJA são alunos da Escola Municipal Coronel Almeida.