Projeto Voa Passarinho une observação de aves e arte na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

22 de agosto de 2025
Alunos utilizaram binóculos para realizar a observação das aves, acompanhadas por um especialista que deu orientações sobre cada ave (Divulgação/PMMC)

O Projeto Voa Passarinho, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, proporcionou uma experiência imersiva de conexão com a natureza aos estudantes da Escola Municipal Rural Professor Cid Torquato nesta semana. A atividade, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, levou os estudantes a observarem aves com especialistas e reproduzirem as espécies em telas por meio da pintura.

“Foi uma experiência muito positiva, que seguiu nosso lema de observar e aprender para preservar. Os estudantes tiveram contato com a natureza, avistaram os pássaros e reproduziram as aves no papel. É uma ação de educação ambiental muito importante e que segue uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli, que quer uma cidade arborizada, com preservação ambiental e que seja exemplo para as novas gerações", afirma a secretária Patricia Cesare.

Guiados pelo especialista em observação de aves Luiz Ciaccio, parceiro do projeto, e por técnicos do Meio Ambiente e da Educação, os estudantes utilizaram binóculos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação para registrar as espécies que habitam ou visitam a área verde da Escola Ambiental. A cada avistamento, Ciaccio compartilhava curiosidades sobre hábitos, cores e cantos, transformando a simples observação em uma aula aberta de biodiversidade.

Após a expedição de observação, veio a hora de dar asas à criatividade. Sob a orientação do técnico pedagógico de arte, Geraldo Neto, os alunos mergulharam no universo das tintas e pincéis para reproduzir em telas as aves que haviam acabado de conhecer na natureza.

A atividade seguiu com um lanche coletivo e uma visita orientada pelas instalações da Escola Ambiental, reforçando o compromisso de Mogi das Cruzes com a educação integral que une saber científico, expressão artística e amor pela natureza. “O Voa Passarinho não é apenas um projeto, é um convite para que novas gerações enxerguem, valorizem e protejam a riqueza natural que voa sobre nossas cabeças, todos os dias”, completou  secretária Patricia Cesare.