Projetos de Educação Musical de Mogi das Cruzes são referências para Mendes (RJ)

13 de maio de 2022
Os visitantes conferiram como é feito e planejado o ensino de música na EM Prof Afonso Caporali Filho, no Conjunto Residencial Cocuera. (Divulgação/PMMC)

Um grupo de educadores Mendes (RJ) esteve em Mogi das Cruzes nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/05) para acompanhar a palestra do educador José Pacheco e conhecer os projetos de Educação Musical, desenvolvidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. Esta é a segunda visita da cidade à Mogi. Os municípios são parceiros na Rede de Comunidades de Aprendizagem.

Na quarta-feira (11/05), os visitantes participaram de uma palestra com o professor José Pacheco, designer educacional, está entre os educadores mais influentes em termos de aprendizagem e inovação pedagógica. No mesmo dia, também conheceram os fundamentos dos projetos Pequenos Músicos...  Primeiros Acordes na Escola e Pra Ver a Banda Passar.

“Apresentamos para eles todo o conceito da educação musical em Mogi. Desde o ensino da base com a musicalização, passando pelo ensino sinfônico para o ciclo I do Fundamental e as bandas e fanfarras no ciclo II. Acreditamos que passamos uma base muito importante para a implantação do trabalho em Mendes e somos parceiros nesse processo”, disse o maestro Daniel Bordignon, supervisor dos projetos de Educação Musical.

A visita às escolas municipais aconteceu nesta quinta-feira (12/05) e foram acompanhadas pelo maestro e os membros do grupo de trabalho do Programa Educação Humanizada, Integral em Comunidades de Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, Tina Carvalho, Ana Julia Bernardo e Wander Lopes.

As escolas visitadas foram a EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna, em Taiaçupeba, que desenvolve o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola e as escolas municipais Verª Astréa Barral Nébias, em Jundiapeba, EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson e EM Prof. Afonso Caporali Filho, Conjunto Residencial Cocuera, integrantes do projeto Pra Ver a Banda Passar.

“Nossos professores estão encantados com toda a força que música tem contribuído na educação de Mogi. Estamos tentando levar essa oportunidade para as crianças de Mendes. Agradecemos toda a oportunidade que Mogi tem nos proporcionado, tanto na educação humanizada como nas vivências de música”, observou a secretária de Educação de Mendes (RJ), Maria Paula Vale.