Quatro bairros do distrito de Braz Cubas receberão neste sábado a Operação Cata-Tranqueira

Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria

23 de outubro de 2025
Conjunto do Bosque, Jardim Santa Tereza, Jardim Esperança e Jardim Apolo receberão o Cata-Tranqueira neste sábado (Divulgação/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, vai realizar neste sábado (25/10) mais um Cata-Tranqueira. Desta vez, a operação vai atender quatro bairros do distrito de Braz Cubas que margeiam a avenida Júlio Simões, a partir das 7 horas. Esta será a 42ª edição do ano. 

Serão atendidos o Conjunto do Bosque, Jardim Esperança, Jardim Santa Tereza e Jardim Apolo. Os moradores dessas localidades devem deixar os itens que querem descartar sobre as calçadas de suas residências antes do horário de início da operação. 

A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal de materiais inservíveis que a população deseja descartar, em um conjunto pré-determinado de bairros. O serviço complementa as ações de manutenção que são realizadas diariamente pelas equipes responsáveis pela limpeza pública do município e também os mutirões de zeladoria.

Tudo o que é recolhido pela operação recebe a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldade de levar os materiais inservíveis até o Ecoponto mais próximo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. 

Pneus também são recolhidos pelas equipes, portanto a Operação Cata-Tranqueira ajuda ainda na contenção da proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Importante destacar que entulho de construção civil, lixo doméstico, podas de árvores e material de corte de jardinagem não são recolhidos pelas equipes.

A programação da Operação Cata-Tranqueira está disponível de forma permanente para consulta no site da Prefeitura. A Secretaria pede aos munícipes para que consultem e acompanhem o calendário, evitando assim casos de descarte irregular, que causam diversos prejuízos e contribuem para a ocorrência de enchentes e alagamentos.