Região central recebe operação de limpeza e desobstrução de galerias

Secretaria de Infraestrutura Urbana

17 de janeiro de 2022
Serviços de limpeza e desobstrução de galerias tiveram como foco a parte mais antiga do Centro e foram realizados no domingo, para evitar interferências no trânsito

As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana responsáveis pela manutenção do sistema de drenagem do município realizaram neste domingo (16/01) uma operação de limpeza e desobstrução de dispositivos que garantem o escoamento das águas das chuvas na região central da cidade. Os trabalhos são realizados ao longo de todo o ano, em caráter preventivo e recebem reforço neste período do ano, em que as chuvas são constantes.

As equipes atenderam alguns pontos da área central, como o início da rua Dr. Ricardo Vilela e também a rua Dr. Deodato Wertheimer, para trabalhos de limpeza, desobstrução e também reformas de galerias. Os trabalhos são muito importantes para que o sistema local siga operando em sua capacidade máxima e, assim, haja diminuição no risco de enchentes e alagamentos.

O foco foi atender a parte mais antiga da região central e a operação aconteceu no domingo com o intuito de gerar o menor impacto possível, tendo em vista o  fluxo de pedestres e lojistas nos dias de semana, bem como possibilitar o estacionamento dos veículos e equipamentos necessários nas ruas estreitas da área central.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana faz parte da Operação Verão, que consiste em uma união de esforços entre a Prefeitura e diversos órgãos, para priorizar o atendimento a urgências e emergências causadas pelas precipitações. Além disso, o acompanhamento das áreas de risco também é intensificado.

Os telefones para urgências e emergências ligadas às chuvas são o 199, da Defesa Civil, e 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Os dois  atendem a população 24 horas por dia.