Região da rotatória do Nova Mogilar terá alteração para melhoria da mobilidade urbana

Secretaria de Mobilidade Urbana

16 de outubro de 2019
Alterações propostas para a rotatória da praça Kazuo Kimura buscam melhorar a circulação de veículos na região e deverão ser desenvolvidas até dezembro (Luiz Maritan/PMMC)

A Secretaria Municipal de Transportes apresentou, na manhã desta quarta-feira (16/10), a segunda etapa de alterações na região da rotatória da praça Kazuo Kimura, no Mogilar. As intervenções compreendem a ampliação da capacidade de tráfego na rotatória, remanejamento de semáforos para controlar o acesso dos veículos em todas as entradas da rotatória, a implantação de lombofaixas e o deslocamento das faixas de pedestres para locais mais seguros.

“A equipe da Secretaria Municipal de Transportes fez uma série de estudos e levantamentos para buscar a melhor solução para melhorar a fluidez dos veículos e a segurança dos pedestres na rotatória, que é um dos pontos mais críticos de trânsito em Mogi das Cruzes. Foram feitas também simulações que mostraram resultado positivo”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que também explicou as alterações durante reunião com os vereadores Jean Lopes, Rodrigo Romão e Protássio Nogueira..

O secretário lembrou ainda que as intervenções não serão a solução definitiva para a questão do trânsito na região, mas que deverá apresentar uma melhoria viária estimada em 70% na circulação. Dentro do programa Mogi+Ecotietê existe um projeto para a transformação da atual rotatória em cruzamento, inclusive com a construção de novos acessos para facilitar a circulação. A Prefeitura busca financiamento para o programa, que abrangem ainda outras intervenções e a criação de novas vias em Cezar de Souza.

Já a primeira fase das intervenções realizadas pela Secretaria de Transportes foi a abertura do canteiro central da avenida Francisco Rodrigues Filho no encontro com a avenida Antonio de Almeida, criando um novo acesso para os motoristas que desejam ir em direção à Cezar de Souza. A medida busca desafogar a chegada à rotatória pela avenida Yoshiteru Onishi.

Alterações

Nas intervenções divulgadas nesta quarta-feira, o destaque será a ampliação de uma faixa na rotatória, que passará de duas para três. O mesmo acontecerá no sentido bairro da avenida Francisco Rodrigues Filho em frente ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone.

As entradas da avenida Francisco Rodrigues Filho, em frente ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, e da avenida Yoshiteru Onishi ganharão semáforos, que serão sincronizados com os já existentes nos outros acessos. “A operação dos semáforos permitirá que um maior ordenamento da circulação, acabando com os conflitos existentes atualmente na rotatória”, lembrou José Luiz.

Os semáforos para pedestres em frente ao Terminal Rodoviário e na avenida Manoel Bezerra de Lima Filho serão remanejados. Para garantir a segurança da travessia dos pedestres uma lombofaixa e gradis serão implantadas na avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, enquanto uma nova faixa para pedestres será criada na Francisco Rodrigues Filho.

A Secretaria Municipal de Transportes também criará um espaço para embarque e desembarque na via marginal da avenida Francisco Rodrigues Filho, no lado oposto do Terminal Rodoviário. Já o ponto de ônibus que fica em frente ao Terminal Rodoviário será transferido em alguns metros, para próximo ao clube Comercial.

De acordo com os dados da SMT, 73.893 veículos passam por dia pela rotatória. O movimento é de 8.925 veículos/hora em horário de pico. A previsão é que as intervenções sejam concluídas até o mês de dezembro. (Luiz Maritan)