Reunião com cerca de 300 pessoas na Vila Nova União apresenta programa de regularização fundiária

Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária

16 de setembro de 2025
Secretário Romildo Campello falou sobre a importância do processo de regularização fundiária aos moradores da Vila Nova União durante a reunião (Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária realizou duas reuniões na Vila Nova União, com cerca de 300 pessoas no total, na noite de segunda-feira (15/9). O auditório do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) da Vila Nova União ficou lotado e as pessoas que compareceram receberam todas as informações sobre o processo de regularização, que é gratuito e transforma lotes e casas que estejam irregulares (sem escritura) em propriedades legais, com documentação para venda e transmissão por herança.

“Foi uma reunião muito produtiva, com ótima presença de público, tanto que realizamos dois encontros seguidos para atender todas as pessoas. Viemos aqui a pedido da prefeita Mara Bertaiolli para explicar à população o que é e como funciona o processo de regularização fundiária, que vai beneficiar as pessoas aqui da Vila Nova União”, disse o secretário Romildo Campello, que esteve no bairro ao lado da adjunta Silvia Zamai e de técnicos da pasta.

Os moradores receberam inicialmente informações sobre o processo, que é totalmente gratuito e que traz vantagens como a comprovação da propriedade, IPTU individualizado (nos casos em que for possível), possibilidade de venda, doação e transmissão da propriedade, além da valorização do imóvel.

Foi elaborada uma agenda para o cadastro dos moradores da Vila Nova União, de acordo com as quadras onde moram. As datas podem sofrer alterações por condições climáticas:

Nestes dias, as assistentes sociais da Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária percorrerão as casas para cadastrar os moradores. Para a realização do cadastro, é necessário a presença de um responsável maior de idade no local. São solicitados RG/CPF do proprietário e eventual cônjuge, dois comprovantes de residência, sendo um antigo (5 anos ou mais) e um atual, contrato de compra e venda (se houver), certidão de nascimento/casamento atualizada.

Não haverá cobrança de valores e, caso os proprietários não sejam localizados no dia, serão realizadas visitas posteriores.

Um trabalho semelhante foi realizado em Jundiapeba, nos meses de maio e junho, com excelentes resultados. Da mesma forma, as assistentes sociais da Secretaria de Habitação percorreram as casas e realizaram o cadastro dos moradores. Este trabalho de campo já foi concluído no distrito e atualmente a regularização fundiária tramita administrativamente.

Mais informações podem ser obtidas pela Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária pelo whatsappp (11) 95023-5455, pelo telefone (11) 4798-6714 ou pessoalmente, na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 (2º andar), Centro Cívico.