Secretaria de Cultura
Terá início nesta quinta-feira (14) a programação do 12º Festival de Culturas Pretas de Mogi das Cruzes com uma roda de conversa no Museu Mogiano. O evento que alude ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) realizará ainda diversas ações culturais gratuitas para toda a população interessada até 5 de dezembro.
Realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o festival busca valorizar a cultura afro, promover diálogos sobre assuntos fundamentais, além de enaltecer e preservar as matrizes africanas presentes na cultura da cidade e da região.
A roda de conversa Raízes Urbanas: A Contribuição da População Negra na Formação das Cidades será realizada nesta quinta, das 18h às 21h30, no auditório do Museu Mogiano. A atividade é um parceria entre a Secretaria de Municipal de Cultura e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). Após o bate-papo, o público fará uma caminhada, saindo do museu, até a Pinacoteca, e observarão elementos arquitetônicos históricos dos edifícios localizados no circuito entre os dois museus. Na Pinacoteca, será realizada uma visita mediada pelo artista e curador da exposição “Territórios Pretos”.
A ação será mediada por Jane Marta, arquiteta e urbanista, e conselheira do CAU/SP, com participação de Sarah Silva, arquiteta e urbanista, Turinã Alves Inácio, chefe de divisão de Educação Patrimonial da Secult, Ubirajara Nunes P. Souza, arquiteto e urbanista, e diretor do departamento de Patrimônio e Arquivo Histórico da Secult, Cynthia Mariah, estilista e pesquisadora, e Henrique Versoni, multiartista e curador da exposição "Territórios Pretos".
Na sexta-feira (15), ocorrem diversas ações em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda, com concentração a partir das 9 horas, no Largo Bom Jesus. A ação é organizada pela Associação Cultural e Religiosa Axé Mogi, com apoio da administração municipal.
O público poderá ainda participar de shows e apresentações de Valéria Custódio, Suburbaque Maracatu, Prá Raiá Ngoma, Combo Sujo, entre outros no dia 20. A programação se estende até o dia 21 novembro, com destaque para o show da banda Aláfia, no Theatro Vasques.
Confira abaixo a agenda completa do 12º Festival de Culturas Pretas de Mogi das Cruzes.
Serviço
(Programação sujeita a alterações. Todas as ações têm entrada franca)
12º Festival de Culturas Pretas de Mogi das Cruzes
14/11 (quinta-feira)
18h às 21h30 | Roda de Conversa | Raízes Urbanas: A contribuição da população negra na formação das cidades | Auditório do Museu Mogiano (entrada pela Rua Dr. Corrêa, esquina com a Rua Senador Dantas - Centro)
15/11 (sexta-feira)
9h às 15h | Dia Nacional da Umbanda | Concentração no Largo Bom Jesus – Centro
20/11 (quarta-feira)
14h às 18h | Dia da Consciência Negra | Praça Monsenhor Roque Pinto de Barro (em frente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes)
14:00 às 14:30 | Percussão Tradicional da África d’Oeste
14:45 às 15:30 | Prá Raiá Ngoma
15:45 às 16:15 | Valéria Custódio
16:30 às 17h | Suburbaque Maracatu
17:15 às 17:45 | Combo Sujo
21/11 (quinta-feira)
20h | Banda Aláfia | Theatro Vasques (R. Doutor Corrêa, 515 - Centro)
(Retirada de ingressos na bilheteria da unidade - 1 hora antes da apresentação)
Exposição "Territórios Pretos", de Henrique Versoni
Local: Pinacoteca de Mogi das Cruzes (R. Cel. Souza Franco, 993 - Centro)
Data: de 11 de outubro a 5 de dezembro de 2024
Visitação: de quarta a sexta-feira, das 9 às 17 horas
(Visitas mediadas podem ser feitas com o artista e curador Henrique Versoni às quartas-feiras, é necessário realizar agendamento prévio pelo e-mail educativo.museus@mogidascruzes.sp.gov.br)