Roteiro do Patrimônio oferece visita histórica pelas igrejas de Taiaçupeba, neste fim de semana

Secretaria de Cultura

05 de julho de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

O projeto Roteiro do Patrimônio programou quatro viagens para esta edição especial "Arte Sacra de JBC - José Benedito da Cruz", inseridas na programação do 2º Festival Cultura Sertaneja, realizado neste final de semana, 9 e 10 de julho, na Sociedade Ambiental Amigos de Taiaçupeba (SAT). A cada dia do festival estão previstas duas viagens com saída às 11h e às 14h, partindo da SAT, com duração aproximada de 1h30.

Com organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, os participantes do Roteiro do Patrimônio irão desfrutar de uma visita guiada por um monitor local e acompanhados pelo Departamento de Patrimônio e Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes. Os inscritos serão conduzidos em um ônibus até as igrejas de Santa Cruz e São Sebastião.

O distrito de Taiaçupeba tem construções históricas que remontam ao século XIX, com duas obras remanescentes do artista sacro-popular, JBC. As igrejas de Santa Cruz e de São Sebastião foram decoradas com pinturas e entalhes de madeira feitos nos altares, com autoria do artista.

JBC foi um artista autodidata e pouco reconhecido em vida, já que muitas de suas obras se perderam pelo tempo. Atualmente é conhecido por suas obras em capelas rurais da região e do Vale do Paraíba. No distrito de Taiaçupeba boa parte resiste intocado, há mais de 100 anos.

O Roteiro do Patrimônio é mais uma ação de educação patrimonial em que os visitantes são sempre guiados por um historiador, que narra os fatos, contos e lendas históricas dos locais visitados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por aqui.

A programação completa do 13º Festival de Inverno da Serra do Itapety está disponível aqui.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Cultura ou presencialmente na sede da Pasta, que fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.