Secretaria de Cultura
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoverá no próximo dia 9, mais um passeio monitorado pelo programa Roteiros do Patrimônio - Edição Museus. As inscrições serão abertas no dia 5 de maio, na segunda-feira que antecede a ação - e podem ser feitas pelo link a seguir.
Ao todo, estão disponíveis 60 vagas para a visitação noturna, e os participantes serão conduzidos pelo mediador cultural, Dorival Martins. O ponto de encontro e partida do passeio guiado será o Muve - Museu de Vivências Educacionais, às 19 horas.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre os patrimônios históricos da cidade, iniciando pelo MUVE e seguindo para a Pinacoteca de Mogi das Cruzes e para o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos.
Museu das Vivências Educacionais – MUVE
O Museu de Vivências Educacionais - MUVE foi criado a partir da Lei nº 7.799/2022, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, fica localizado no Casarão da Rua Coronel Souza Franco, 917. É um centro de Educação Patrimonial dotado de recursos tecnológicos destinados à exposição de conteúdos organizados em salas temáticas, com o objetivo de propagar de forma interativa, a história de Mogi das Cruzes.
Pinacoteca de Mogi das Cruzes
Inaugurada em 24 de setembro de 2016, a Pinacoteca é um espaço cultural destinado à produção das artes visuais, de obras assinadas por artistas mogianos e convidados, em salas próprias e adequadas ao segmento.
A Pinacoteca tem dez espaços expositivos internos e um espaço externo, além de uma sala destinada às exposições rotativas e temporárias. Cada sala recebe o nome de um artista que contribuiu para a formação artística de Mogi das Cruzes.
O acervo é composto por 50 obras pertencentes à Prefeitura, as quais foram reunidas ao longo dos anos. Em exposição, são 161 obras de 128 artistas, selecionadas especificamente para o equipamento. Há, ainda, 80 obras na reserva técnica da unidade.
Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos
O espaço reverencia a memória dos expedicionários mogianos e sua participação na 2ª Guerra Mundial. Foi criado para receber a estrutura já existente da Associação dos Expedicionários Mogianos, e dar a ela um caráter didático e de livre acesso para a todo o público interessado. Os objetos, livros e pertences dos participantes da 2ª Guerra estão em exposição permanente, assim como a história da participação do Brasil na luta pelos ideais de liberdade e democracia. Em 2015, o museu ganhou também uma sala de projeção, com capacidade para 25 pessoas, na qual são exibidos filmes referentes à 2ª Guerra, com foco nos alunos da cidade, por meio do projeto de Educação Patrimonial.
Serviço
(Programação sujeita a alterações. Ação com entrada franca)
Roteiros do Patrimônio - Edição Museus
Data: 9/5 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Ponto de encontro: MUVE - Museu de Vivências Educacionais (R. Cel. Souza Franco, 917 - Centro)
Vagas: 60
Link para inscrições a partir das 9 horas, do dia 5 de maio: https://forms.gle/NDdDSXgDyjNcy26f7