Saúde avança na informatização com entrega de tablets para 100% dos agentes comunitários 

Gabinete

08 de dezembro de 2025
Formatura de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias foi realizada na última sexta-feira (05/12) - (Divulgação - PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, reforça o processo de modernização tecnológica da Atenção Primária à Saúde (APS) no município com a entrega de 70 tablets às equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs). O anúncio, feito nesta sexta-feira (05/12), na formatura dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) que concluíram o curso de capacitação profissional pelo Programa Mais Saúde com Agente, do Ministério da Saúde.

Participaram da cerimônia a prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis, a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, o secretário adjunto Luiz Bot, a coordenadora administrativa do CEJAM, Juliana Alves Romagnolo, e o diretor da Vigilância em Saúde, Jefferson Leite, os vereadores Milton Lins (Bigêmeos) e Inês Paz.

O evento celebrou a formação de 69 ACSs e 6 ACEs, que se somam às equipes já atuantes na rede municipal, composta atualmente por 137 agentes comunitários de saúde e 35 agentes de combate às Endemias. A capacitação reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação permanente dos profissionais, o fortalecimento da Atenção Básica e a modernização das práticas de cuidado e vigilância em saúde.

A entrega de 70 novos equipamentos às equipes da Atenção Primária à Saúde garante que todos os 150 ACSs do município passem a utilizar dispositivos eletrônicos nas visitas domiciliares. A partir da próxima segunda-feira (08/12), todas as USFs da rede municipal já atuarão com os equipamentos integrados ao novo sistema.

A prefeita Mara Bertaiolli destacou que a entrega dos tablets e a formatura representam a evolução dos serviços oferecidos à população.
“Mogi das Cruzes está avançando de forma consistente na modernização da saúde pública. Investir nos nossos agentes significa investir diretamente nas famílias e em uma cidade que cuida das pessoas com responsabilidade e inovação", aponta.

O vice-prefeito Téo Cusatis reforçou o papel estratégico dos ACSs e ACEs na estrutura da Atenção Primária.
“Esses profissionais são a porta de entrada do SUS no território. Quando qualificamos o trabalho deles e garantimos ferramentas modernas, ampliamos a capacidade de resposta do município e melhoramos a vida das pessoas", frisa.

 Mais Saúde com Agente 

O Programa Mais Saúde com Agente prepara os profissionais para novas atribuições previstas na legislação federal, ampliando suas competências para identificação de vulnerabilidades, orientação às famílias, monitoramento de condições de saúde, prevenção de doenças e vigilância de fatores de risco nos territórios. A formação contempla também o preparo dos ACSs para a aferição de pressão arterial e glicemia.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, ressaltou que a combinação entre capacitação e tecnologia representa um salto na qualidade do cuidado. "Estamos fortalecendo a Atenção Primária com equipes mais preparadas, ferramentas atualizadas e informação integrada. Esse é o caminho para garantir um cuidado mais humano, resolutivo e conectado às necessidades reais da população", completa.

 Modernização tecnológica 

O investimento em tecnologia representa um avanço estratégico no processo de digitalização da APS, substituindo formulários em papel e permitindo registro eletrônico em campo, com sincronização automática das informações coletadas pelos agentes. Os tablets operam com o aplicativo MV ACS, integrado ao Sistema Integrado de Saúde (SIS) utilizado em toda a rede municipal.

Segundo o diretor de Tecnologia e Inovação da Prefeitura, Eduardo Ikeda, o uso dos tablets traz ganhos diretos para a operação diária dos ACSs. "Permite o registro eletrônico direto, eliminando formulários em papel, acesso ao histórico dos pacientes em tempo real, redução de retrabalho e eliminação da digitação posterior na unidade, maior precisão e segurança das informações e sincronização automática dos dados coletados com o sistema municipal", enfatiza.

Para equipes e gestores, o novo sistema permite informações atualizadas em tempo real, planejamento baseado em dados atualizados do território, relatórios automáticos de produtividade, integração completa com outros módulos do prontuário municipal e segurança garantida com dados criptografados.

A população também é beneficiada com atendimento mais rápido, preciso e personalizado, resposta imediata a demandas identificadas nas visitas e maior continuidade do cuidado com informações integradas.