Saúde inicia priorização de agendamento para pessoas com deficiência

14 de janeiro de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes implantou nesta semana a priorização do agendamento de consultas da Rede Básica para Pessoas com Deficiência (PCD) pelo telefone do SIS 160.

Para a devida identificação e priorização do paciente no Sistema Integrado de Saúde, o cadastro deverá ser atualizado e declarado "Pessoa com Deficiência" em qualquer unidade de saúde. Não há necessidade de procurar o Posto para fazer isso: a atualização pode ocorrer durante uma ida à unidade para consulta, exame ou outros procedimentos.

A comprovação deve ser feita mediante apresentação de documento na Unidade Básica de Saúde e informação do CID (Código Internacional de Doenças), que pode constar no RG, laudos médicos ou outro documento para comprovação, em qualquer unidade de saúde.

A partir da data em que o paciente efetuar atualização do cadastro na unidade, ao efetuar nova solicitação de consulta na Central de Agendamentos de Consultas - 160, será direcionado para a fila prioritária de agendamento de acordo com a programação das agendas médicas.

Surdos e mudos

Pacientes com limitação para comunicação (surdo ou mudo) podem solicitar consulta médica para Unidades Básicas de Saúde através do e-mail atendimento160@mogidascruzes.sp.gov.br informando a sua necessidade (Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria e Odontologia), fornecendo o número do Cartão SIS ou  pessoais (nome, data de nascimento e nome da mãe).