Saúde inicia priorização de agendamento para pessoas com deficiência

Secretaria de Saúde

14 de janeiro de 2022
Postos de Saúde iniciam atendimento sem agendamento prévio para pessoas com suspeita de dengue das 8 às 12 horas. As (foto: Divulgação/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes implantou nesta semana a priorização do agendamento de consultas da Rede Básica para Pessoas com Deficiência (PCD) pelo telefone do SIS 160.

Para a devida identificação e priorização do paciente no Sistema Integrado de Saúde, o cadastro deverá ser atualizado e declarado "Pessoa com Deficiência" em qualquer unidade de saúde. Não há necessidade de procurar o Posto para fazer isso: a atualização pode ocorrer durante uma ida à unidade para consulta, exame ou outros procedimentos. 

A comprovação deve ser feita mediante apresentação de documento na Unidade Básica de Saúde e informação do CID (Código Internacional de Doenças), que pode constar no RG, laudos médicos ou outro documento para comprovação, em qualquer unidade de saúde.

A partir da data em que o paciente efetuar atualização do cadastro na unidade, ao efetuar nova solicitação de consulta na Central de Agendamentos de Consultas - 160, será direcionado para a fila prioritária de agendamento de acordo com a programação das agendas médicas.

Surdos e mudos

Pacientes com limitação para comunicação (surdo ou mudo) podem solicitar consulta médica para Unidades Básicas de Saúde através do e-mail atendimento160@mogidascruzes.sp.gov.br informando a sua necessidade (Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria e Odontologia), fornecendo o número do Cartão SIS ou  pessoais (nome, data de nascimento e nome da mãe).