Saúde mantém a recomendação de isolamento social para conter o novo coronavírus

Secretaria de Saúde

20 de maio de 2020
Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes tem entrada exclusiva pelo Bloco “B”, que fica na rua Capitão Francisco de Almeida, em Braz Cubas

Mogi das Cruzes registrou, até 17 horas desta quarta-feira (20/5), 703 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 53 pacientes infelizmente faleceram. Os dados mostram o avanço da doença e reforçam a importância do isolamento domiciliar para garantir atendimento de qualidade a todos os doentes que precisarem, inclusive para os casos mais graves.

Os números de casos e óbitos na cidade praticamente dobraram nas últimas duas semanas e algumas medidas, como a antecipação de feriados, estão sendo adotadas para manter o necessários distanciamento social. “Sabemos que as pessoas estão cansadas, mas ainda precisamos manter o isolamento social”, afirma o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel. 

Desde o início da pandemia, a administração municipal tem adotado uma série de medidas para conter o avanço da contaminação e garantir atendimento médico necessário. Uma das principais ações foi a criação do Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal, em Braz Cubas, com Pronto Atendimento, exames e internação para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19. 

Atualmente, há 34 pacientes internados na enfermaria e 14 na UTI, com algumas transferências programadas para a unidade entre o final desta tarde e o início da noite. O número atual de internações na enfermaria representa em torno de 60% de ocupação. “Quando chegar aos 70%, o Hospital de Campanha deverá entrar em operação para dar suporte aos casos mais leves ou em recuperação após a alta da terapia intensiva”, explica o secretário.  

O Hospital de Campanha, instalado na avenida Cívica, está pronto para entrar em operação e terá capacidade para até 200 leitos, que serão disponibilizados de forma gradativa, conforme necessidade. 

Quem precisar sair para trabalhar ou comprar produtos essenciais deve manter uma rotina de cuidados e usar a máscara facial, obrigatória para circulação na cidade desde o dia 7 de maio. A utilização de máscaras é recomendada para diminuir as chances de contágio e elas devem cobrir nariz e boca e devem ser trocadas a cada duas horas (no caso dos acessórios caseiros) ou de acordo com orientações do fabricante.

Outros cuidados que devem ser adotados na rotina são: lavar as mãos periodicamente ou higienizá-las com álcool gel e manter a etiqueta respiratória, cobrindo a tosse ou espirros e utilizando lenços de papel descartável.