Saúde mantém rotina de cuidados na aplicação da vacina contra a Covid-19

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

17 de fevereiro de 2021
Representantes dos hospitais públicos e privados que atendem pacientes Covid-19 participaram do treinamento para vacinação

Denúncias de falsa aplicação da vacina contra a Covid-19 registradas nos estados de Goiás, Alagoas e Rio de Janeiro repercutem de forma negativa nas redes sociais e geram desconforto entre idosos, familiares e profissionais de saúde em todo o país. Para garantir a transparência do processo, a Secretaria Municipal de Saúde mantém uma rotina de orientação e cuidados nas salas de vacinação. 

Mogi das Cruzes recebeu três formas diferentes da vacina – monodoses da Coronavac, multidoses da Coronavac e multidoses da Oxford/Astrazeneca. “Cada uma possui particularidades na aplicação e no aprazamento da segunda dose”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes. 

A Coronavac, desenvolvida pela fabricante chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, veio em maior quantidade, com cerca de 17 mil vacinas recebidas até o momento, entre primeira e segunda doses. A versão monodose é unitária, ou seja, o paciente recebe 0,5 ml do imunizante e o frasco é descartado em seguida.

Já a versão multidoses possui quantidade suficiente para cerca de 10 aplicações de 0,5 ml cada. Neste caso, o profissional aspira o líquido em uma nova seringa a cada aplicação e o conteúdo total deve ser utilizado em até oito horas. Nos dois casos, o prazo para aplicação da segunda dose é de 21 a 28 dias e a data de retorno é a anotada a lápis no cartão de vacinação. 

Embora em pequena quantidade, Mogi das Cruzes também recebeu a vacina desenvolvida pelo laboratório britânico Astrazeneca com a universidade de Oxford, em parceria com a Fiocruz. A versão desse imunizante é multidoses, com cerca de 10 aplicações por frasco, e prazo de uso em até seis horas. A dose a ser aplicada também é de 0,5 ml. A diferença está no prazo para aplicação da segunda dose, que é de três meses. 

As duas vacinas são administradas via intramuscular e devem ser armazenadas entre 2°C e 8°C. O frasco precisa ser mantido sob refrigeração até o momento da aplicação e, na sequência, a seringa precisa ser descartada. “Fizemos vários treinamentos com nossos profissionais e também com profissionais que atuam nos hospitais públicos e privados para prestar todas as informações técnicas sobre a vacinação e continuamos acompanhando o trabalho e esclarecendo eventuais dúvidas”, informa Lilian.

Até ontem (16/2), Mogi das Cruzes aplicou 13.558 vacinas contra a Covid-19, sendo 10.928 trabalhadores da saúde e 2.625 idosos.  O atendimento continua para idosos com 85 anos ou mais, que podem receber a dose em qualquer unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, enquanto houver estoque.