Saúde reduz tempo de espera para realização de exames laboratoriais

04 de fevereiro de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde deverá diminuir pela metade o tempo de espera para agendamento de exames laboratoriais, passando de 60 para 30 dias a partir da data do pedido. Os exames laboratoriais ou de análises clínicas são solicitados por médicos e outros profissionais de saúde para confirmar suspeita de doenças, realizar acompanhamento de tratamentos ou avaliações de rotina, entre outros procedimentos.

Em 2019, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 1.114.710 exames laboratoriais, número que representa um pequeno aumento em relação aos anos anteriores. As análises são realizadas pelo Laboratório Municipal de Exames Diagnósticos atende à demanda de exames laboratoriais de todas as unidades municipais de saúde.  O trabalho começou com o atendimento restrito à Rede Básica, mas atualmente atende também todas as unidades de Pronto Atendimento, garantindo a mesma qualidade a todos os pacientes assistidos pelo SIS – Sistema Integrado de Saúde.

O Laboratório Municipal funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, e oferece 427 tipos diferentes de exames laboratoriais, dos quais 79 são exames especiais, realizados na própria unidade, como curva glicêmica e espermograma. Entre os recursos existentes está o “Alerta de Pânico” para exames alterados, possibilitando rápido agendamento de uma consulta para o paciente em casos de emergência.

Além da qualidade no atendimento, a implantação do Laboratório Municipal possibilitou outros avanços como a visualização de resultados de exames de forma prática e ágil; veículos 24 horas por dia com logística de transporte adequado e interligado para retirada de amostras; acompanhamento informatizado dos materiais processados; e gerenciamento e fornecimento de insumos padronizados utilizados na coleta de material biológico.

Números de Exames Laboratoriais realizados:

2015: 1.096.510

2016: 958.733