Secretaria de Agricultura promove ação educativa de plantio de mudas de alface com crianças

Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar

26 de maio de 2025
Crianças tiveram a oportunidade de aprender, de maneira lúdica, sobre o cultivo de alface e a importância da inclusão de alimentos saudáveis nas refeições (Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar de Mogi das Cruzes (SMASA) realizou no último domingo (25/05), uma ação educativa com foco em alimentação saudável e sustentabilidade. Crianças de várias idades que passaram pelo Parque Centenário, entre 9h e 13h, tiveram a oportunidade de aprender, de maneira lúdica, sobre o cultivo de alface e a importância da inclusão desse e outros alimentos saudáveis nas refeições diárias. A ação integrou a Campanha "Mogi vai sair pra brincar" que envolveu outras secretarias municipais, em razão da Semana Mundial do Brincar.

Sob orientação de técnicos da Secretaria de Agricultura, os pequenos puderam “colocar as mãos na terra” e plantar suas próprias mudas. “Dessa forma, podemos ensinar às crianças não apenas a origem e cultivo dos alimentos que chegam à nossa mesa, que, por sua vez, dependem de muita dedicação e amor pelos produtores, mas também da importância do consumo de alimentos naturais”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.

Ao final da atividade, cada criança pôde levar uma muda de alface para casa. “É uma forma delas (crianças) acompanharem o cultivo e o ciclo de desenvolvimento da hortaliça, ao mesmo tempo que incluem mais verduras na alimentação” destacou a secretária adjunta da Secretaria de Agricultura de Mogi, Mariana Fraga. Ao todo, segundo ela, foram plantadas 250 mudas de alface, doadas por produtores rurais parceiros da pasta.

Outras ações

Além do plantio de mudas, as crianças que estiveram no Parque Centenário puderam participar das seguintes oficinas da Campanha “Mogi vai sair pra Brincar”: escovação e ações educativas (Saúde), jogos interativos (SEMAE), Brincar Seguro (Habitação), apresentações culturais e de música (Cultura e Educação), atividades lúdicas com foco em programas como Família Acolhedora (Assistência Social), Escola Mirim de Trânsito (Mobilidade), corte de cabelo infantil e maquiagem lúdica infantil (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho), práticas esportivas voltadas à Primeira Infância e às gestantes (Esportes e Lazer), além da participação da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Segurança.