Secretaria de Educação apresenta ações do 2º quadrimestre deste ano na Câmara Municipal

Secretaria de Educação

30 de outubro de 2025
Foram apresentadas as ações do segundo quadrimestre deste ano. As atividades foram relacionadas às metas do Plano Municipal de Educação (PME). (Divulgação/PMMC)

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes apresentou nesta quinta-feira (30/10) as ações realizadas durante o segundo quadrimestre deste ano. As atividades foram relacionadas às metas do Plano Municipal de Educação (PME). Representantes de cada departamento destacaram os avanços realizados durante o período. A Pasta é responsável pelo atendimento de mais de 47 mil estudantes em 211 unidades escolares.

“Apresentamos o trabalho realizado pela nossa equipe nestes primeiros meses para oferecer uma educação de qualidade para os nossos alunos e melhorar as condições de trabalho para os nossos servidores. Temos trabalhado todos os dias para fazer o melhor pela educação da nossa cidade”, disse a secretária de Educação, Darly Carvalho, que esteve acompanhada pela secretária adjunta da Pasta, Maria Aparecida Cervan Vidal. Foram investidos até o segundo quadrimestre deste ano R$ 469.732.559,27.

O Departamento de Gestão de Operações apresentou o atendimento da demanda dos alunos e os serviços realizados pelo transporte escolar e manutenção. Considerando o número de nascidos na cidade, a rede municipal atende a 66,3% da demanda de 0 a 3 anos, atendendo a meta 1 do PME, que trata sobre a universalização da educação infantil na pré-escola e a ampliação a ofertas de vagas em creches. Atualmente a rede municipal atende 20.416 crianças de 0 a 5 anos. 

Estão em estudo novas construções em bairros da cidade, como Jardim Esperança, Jardim Aeroporto III e Jardim Layr. Para ampliar a oferta de vagas no ensino fundamental ciclo I (1º ao 5º ano), foi destacada a retomada das obras dos Cempres de Biritiba Ussu e Taiaçupeba. Neste quadrimestre também foi feito o levantamento para as reformas nos prédios escolares, que resultou no programa de reformas de 30 prédios da Educação. 

A audiência foi presidida pela vereadora Priscila Yamagami e contou com a presença da vereadora Inês Paz e do vereador Eduardo Ota, todos integrantes da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal. Também foram apresentados os atendimentos realizados no Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI): o Pró-Escolar, responsável pela coordenação dos profissionais de apoio; a Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, que inclui as salas polo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em unidades escolares e a Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista (TEA) Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita. 

A rede municipal contava até agosto com 3.617 servidores, sendo 1.635 servidores do Quadro do Magistério e 1.932 do Quadro Técnico e de Apoio. Foram apresentadas as ações de fomento à formação dos servidores e as melhorias de condições de trabalho, como o início dos atendimentos de apoio psicológico on-line por meio do Programa Livre, em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento do Servido, além da revisão de legislações e do Estatuto do Magistério.

Na área de tecnologia, o destaque foi a retomada da Robótica Educacional, que está com um projeto piloto na EM Profª Marlene da Silva Maldonado, em Jundiapeba. Estão sendo atendidos 310 estudantes nos formatos de robótica desplugada de tela e educação tecnológica com mecanismos motorizados e programáveis. Também foram apresentadas novidades do Sistema de Gestão Educacional (SGE), com o Diário de Classe Digital para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o acesso facilitado dos pais ao CMU (Cadastro Municipal Unificado).

O Departamento Pedagógico (Deped) destacou a formação oferecida para mais de 1,7 mil professores e gestores da rede municipal de ensino. O Deped também realiza ações de fomento ao esporte na educação por meio de parcerias com outros setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes e instituições da cidade. O Programa Escola de Tempo Integral e o projeto "Mogi, Cidade Leitora" também foram apresentados. Está em andamento o Programa de Recuperação de aprendizagens “Aprender em Foco Mogi”. A apresentação tratou ainda dos resultados da aprendizagem na sondagem e E-Aprendi, além das escolas que se destacaram no Prêmio Excelência Educacional do Governo Estadual.

A Supervisão de Ensino apresentou as ações realizadas durante o quadrimestre. Pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE), foram oferecidas de maio a agosto 14.260.714 refeições. Em julho, foi oferecida a formação para 609 profissionais que atuam nas cozinhas de escolas e creches. Também foi destacado o projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), desenvolvido pela equipe de visitadoras, que acompanha os serviços realizados nas escolas. 

O Departamento de Subvenção é responsável pelo acompanhamento dos termos de colaboração com as entidades mantenedoras das creches, o Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) para as escolas municipais, a subvenção destinada aos projetos de música e o acompanhamento do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Governo Federal. Foi destacada a capacitação e aplicação do sistema digital de Prestações de Contas da Administração Municipal.