Secretaria de Educação celebra o mês da Educação com histórias de educadores da cidade

14 de outubro de 2021

Em outubro, mês da Educação, educadoras que marcaram a história da educação na cidade estão compartilhando suas trajetórias na programação “Histórias da Educação de Mogi”, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes.  O objetivo da ação é valorizar a educação mogiana e trazer exemplos inspiradores, tanto para quem já atua na área como para aqueles que estão começando na carreira do Magistério. Ao todo serão quatro depoimentos que serão exibidos ao longo deste mês.

As histórias estão sendo compartilhadas pelas páginas do Facebook e do Instagram da Secretaria de Educação. A educadora Marinês Piva foi a primeira a compartilhar sua trajetória com os educadores da cidade na última sexta-feira (08/10). Ela contou sobre o trabalho realizado na Escola Estadual Profª Laurinda Cardoso Mello Freire, no Jardim Universo, onde atuou por 10 anos até se aposentar. “Exerci outras funções na vida, mas sou educadora. Se há realização profissional, a minha foi nessa escola”.

Quando chegou à unidade escolar, Marinês encontrou o prédio deteriorado e depredado. Ao longo dos 10 anos, a escola passou por uma grande transformação com a integração da comunidade, projetos culturais e o trabalho de toda a equipe. “A escola foi avaliada pelo Governo do Estado como modelo de educação para todo o Estado. Foi muito grafiticante”, contou. Ela se orgulha também da filha, Renata Piva, ter se tornado professora e atualmente, dirigir uma escola municipal.

A próxima a contar sua história será Valéria Campolino, que tem cerca de 35 anos de carreira no Magistério. Foi professora, diretora e secretária adjunta de Educação de Mogi. “Este convite é uma oportunidade não só para falarmos para os outros sobre a nossa história, buscando inspirar as pessoas, mas também revivermos tudo o que já vivemos. Temos uma vida toda dedicada à educação, que nos trouxe satisfação. A educação transforma a vida das pessoas”, disse.

Concerto “Vale a pena ver e ouvir de novo”
Os jovens músicos da Banda Sinfônica do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, apresentarão o concerto “Vale a pena ver e ouvir de novo”, com sucessos de novelas, em comemoração ao Mês da Educação, que ocorrerá em duas datas, nos dias 15 e 21 de outubro, às 20 horas. As apresentações acontecerão no Auditório do Cemforpe, de acordo com os protocolos sanitários. O grupo integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, realizado pela Secretaria Municipal de Educação.