Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, dentro do princípio de “conhecer para preservar”, tem um programa específico para visitas monitoradas no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo. As visitas acontecem em grupos e são realizadas com a monitoria da equipe de Educação Ambiental, pois o parque é uma unidade de conservação e possui um Plano de Manejo que restringe o número de visitantes. O agendamento pode ser feito pelo telefone 4798-5966 ou pelo e-mail expediente.smapa@mogidascruzes.sp.gov.br.
Conhecido popularmente como Parque Municipal, o espaço é um dos principais patrimônios naturais da cidade e possui um rico ecossistema preservado. As visitas incluem uma palestra e o parque possui trilhas que podem ser percorridas, dependendo de cada grupo. A reserva ambiental possui área de 352,3 hectares e altitudes que variam de 800 a 1.150 metros. Somente em 2025, foram realizadas visitas de sete grupos e cerca de 250 pessoas estiveram no local.
O parque foi criado no dia 26 de novembro de 1970 e tinha por finalidade atender a população local, proporcionando recreação e divertimento, devido às suas características iniciais, que o definiam, na época, como parque urbano. Foi aberto à visitação em 1971 e por muitos anos estabeleceu-se como uma importante opção de lazer para cidadãos de Mogi das Cruzes e região.
De 1971 a 1986, o número de visitantes excedeu a capacidade da infraestrutura existente, comprometendo o ecossistema local. Com isso, o parque passou a receber apenas visitas monitoradas. Em 1994, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como parte integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.
Em 20 de dezembro de 2008, por meio da Lei Municipal nº 6.220, o espaço recebeu a denominação de Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo. Já em 2018, um decreto estadual criou a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Itapeti, com uma extensão total de 5.138,94 hectares. O Parque Municipal está localizado no alto da serra.