Secretaria de Assistência Social
Além das doações ao Fundo Social de Mogi das Cruzes, a Prefeitura como um todo segue focada nos atendimentos imediatos e emergenciais às famílias afetadas pelas chuvas típicas desta época do ano, pela Operação Verão, que é realizada anualmente, já com essa finalidade e também a partir da declaração de estado de emergência no município, por meio do Decreto 21.572/2023.
Os trabalhos envolvem a Secretaria de Segurança e demais órgãos participantes da Operação Verão, e também as Secretarias de Infraestrutura Urbana, Secretaria de Habitação e Secretaria de Assistência Social.
No que compete à Secretaria de Assistência Social, foi retomado nos últimos dias o acolhimento emergencial na escola municipal Florisa Faustino Pinto, previamente adaptada para o abrigamento. Atualmente, há quatro famílias, compostas por onze pessoas, lá abrigadas. As famílias acolhidas são da região do Oropó e já haviam sido atendidas na escola municipal no início deste mês.
Além do abrigamento temporário, que foi estruturado com colchões, cobertores e itens alimentícios, a Secretaria de Assistência Social segue doando itens essenciais para pessoas afetadas que declinaram do acolhimento e também presta atendimento social a todos que necessitam.
No atendimento social, a Secretaria identifica a situação da família, faz o cruzamento de dados com o que consta no Cadastro Único e insere no cadastro, para eventual concessão de benefícios, famílias que por ventura não estejam inscritas. Considerando o rol de ações sociais desenvolvidas, já são cerca de 1.600 famílias atendidas e acolhidas pela Prefeitura de Mogi.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana segue de prontidão para trabalhos de limpeza e rescaldo nos pontos mais prejudicados pelas chuvas. Já a Secretaria Municipal de Habitação conduz estudos de regularização fundiária em bairros e regiões onde existem áreas de risco, normalmente os mais impactados pelas chuvas.
Operação Verão
Até o dia 31 de março, está em andamento a Operação Verão, que visa o atendimento a problemas causados pelas chuvas e é prioridade da estrutura da Prefeitura de Mogi das Cruzes e demais órgãos participantes. O trabalho é coordenado pela Defesa Civil do município, que permanece em contato contínuo com a Defesa Civil do Estado, faz o acompanhamento das previsões meteorológicas e monitora o município, por meio de vistorias ou das câmeras de monitoramento, com apoio da Guarda Municipal.
Durante os últimos dias, a cidade registrou um alto volume de chuvas, o que causou pontos de alagamento nos períodos de maior concentração pluviométrica. Na maior parte dos pontos, o acúmulo de água escoou pelo sistema de drenagem conforme a chuva diminuiu. Na região do Oropó, algumas ruas do Jardim Aeroporto e Jardim Santos Dumont, que ficam próximas ao rio Jundiaí, permanecem com água, razão pela qual foi retomado o abrigamento na escola municipal Professora Florisa Faustino Pinto. A região continua sendo continuamente monitorada pelas equipes da Defesa Civil, com atendimento aos moradores.
O telefone da Defesa Civil para emergências é o 199.