Secretário de Saúde de Guarulhos elogia SAMU: " Inquestionável"

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

27 de setembro de 2017
2017-09-27_samu_int.jpg

O secretário de Saúde de Guarulhos, José Sérgio Iglesias Filho, conheceu na tarde desta quarta-feira (27/09), a base central e o modelo de gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) de Mogi das Cruzes. Ele foi recebido pelo secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Iglesias Filho visitou todas as instalações da base instalada no bairro do Shangai, na mesma área onde funciona o 17° Grupamento do Corpo de Bombeiros. Ele conheceu a sala de regulação médica, o sistema de monitoramento das ocorrências e algumas das viaturas. O modelo de gestão do SAMU, por meio de um consórcio regional e a contratação, via chamamento público, de uma organização social de saúde foi detalhado. No município vizinho, o serviço móvel de urgência é gerenciado pela administração municipal de forma direta.

Em Mogi, o SAMU opera por meio do Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu), que integra seis municípios: Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema, Arujá e, mais recentemente, Santa Isabel. Os seis municípios contam com 646 mil habitantes e uma extensão territorial de 2.253 km².  

A inclusão de Santa Isabel elevou o número de bases descentralizadas para sete. Duas em Mogi: na UPA 24h Oropó e em Braz Cubas; e uma em cada cidade participante. O consórcio, de maneira geral, conta com 18 viaturas, sendo duas de suporte avançado.  

"Tanto o modelo de gestão regional, via organização social de saúde, que oferece uma maior agilidade à administração do serviço, quanto a infraestrutura existente são fatores positivos inquestionáveis", elogiou. "Nós, em Guarulhos, passamos por um momento muito difícil no que diz respeito ao serviço móvel de urgência e saber que, do nosso lado, existe um SAMU que atua de forma tão eficiente é algo elogiável", destacou o secretário guarulhense.   

Iglesias Filho afirmou que analisará em detalhes a gestão adotada em Mogi e "voltará a conversar com o secretário Téo Cusatis sobre a possibilidade de parcerias futuras entre os SAMUs".

"É sempre um orgulho saber que temos servido de modelo para outras cidades. A qualidade encontrada aqui tem garantido um grande avanço nos atendimentos de urgência e emergência, tornando-se, de fato, um referencial quando o assunto é salvar vidas", ressaltou Cusatis. 

A coordenadora do consórcio, Marly Inês dos Reis Monteiro, frisou que, entre os principais benefícios do Cresamu, está a regulação médica dos chamados; a integração com a grade hospitalar regional de urgência e emergência; e o apoio de toda estrutura, o que inclui desde o trabalho de manutenção, recursos humanos até a qualificação contínua dos colaboradores. 

Inaugurada em 2011, o SAMU de Mogi das Cruzes foi o primeiro entre 157 existentes no Brasil a ser qualificado pelo Ministério da Saúde. Ele é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Antes de conhecer a base do Shangai, Iglesias Filho acompanhou a audiência pública de prestação de contas da Saúde, na Câmara de Vereadores. A visita contou com a presença da secretária-adjunta de Saúde de Guarulhos, Graciane Mechenas; Felipe Alves, assistente do gabinete do prefeito, Gustavo Henric Costa, o Guti; Roberto Lago, assessor do gabinete do secretário de Saúde; do diretor Executivo da Pró-Saúde, Aguinaldo Corrêa; e da diretora Administrativa do Cresamu, Maria José Passos.