Secretário fala sobre projeto do Plano Diretor em reunião na Associação de Engenheiros

Secretaria de Urbanismo

19 de fevereiro de 2019

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, participou na segunda-feira (19/02) à noite de uma reunião na Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC), onde foi discutido o processo de construção do novo Plano Diretor de Mogi das Cruzes. A reunião contou com a presença do presidente da AEAMC, Nelson Bettoi Batalha Filho, do vereador José Antonio Cuco Pereira, presidente da Comissão de Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae, além de profissionais da área.

“Foi uma reunião muito produtiva. Estamos na fase final da construção da minuta do anteprojeto de lei, para realizarmos a audiência pública final. Desde o início este processo de construção do projeto do Plano Diretor ocorreu de forma democrática e transparente, ouvindo a população e setores técnicos, e esta visita faz parte deste trabalho, pois trouxemos o texto aqui para o conhecimento e análise da entidade”, disse o secretário mogiano.

Ainda que esteja na reta final, o processo de revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes já rendeu à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo a premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Especial 75 Anos, concedido no ano passado, na categoria “Urbanismo/Planejamento Urbano”. O reconhecimento ocorreu graças a pontos como o caráter participativo do processo, que contou com reuniões realizadas nos bairros, oficinas devolutivas e reuniões técnicas, entre outras iniciativas de inclusão popular.

Até o momento foram mais de 50 encontros com a população. De acordo com o secretário Claudio de Faria Rodrigues, o Plano Diretor busca a implantação de uma nova dinâmica urbanística que promova o desenvolvimento econômico e social da Cidade de Mogi das Cruzes. “Frente a todas estas questões, o plano traz como princípios uma cidade mais conectada e igualitária, compacta e qualificada, sustentável e inovadora”, comenta. (Marco Aurélio Sobreiro)