SEI Cidades, novo sistema de gestão na Prefeitura, trará agilidade e economia na prestação de serviços

Secretaria de Gestão e Contratações Públicas

20 de fevereiro de 2026
Objetivo da apresentação oficial foi assegurar que servidores compreendessem novas funcionalidades e diferenças em relação a sistema anterior (Divulgação/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes dará mais um importante passo na modernização administrativa e na prestação de serviços ao adotar, a partir de 3 de março, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como plataforma de gestão e tramitação de processos administrativos de forma exclusivamente digital, eliminando o uso de papel. A ferramenta proporcionará mais agilidade, diminuição da burocracia, segurança de dados e economia ao município.

Para o cidadão, uma das principais mudanças é a possibilidade de realizar pedidos e acompanhar o andamento de forma remota, pelo celular, computador ou tablet, com acesso pela plataforma Gov.br – portal de serviços do Governo Federal.

Atualmente, a Prefeitura já utiliza uma plataforma digital para tramitação de processos, mas o SEI oferece mais possibilidades de gestão documental.

A transição entre os sistemas está sendo realizada de forma planejada para garantir a continuidade dos serviços e minimizar impactos tanto para funcionários quanto para o morador que procura os serviços da Prefeitura. No âmbito interno, os servidores municipais receberam capacitação prévia e acesso a materiais de orientação e canais de suporte.

Nesta quinta-feira (19/02), a Prefeitura promoveu uma apresentação oficial da nova plataforma, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), para duas turmas de servidores (períodos da manhã e da tarde).

A apresentação foi conduzida por Claude Mary de Moura, que coordena o processo de implementação do SEI na Prefeitura de Mogi das Cruzes.

“Estamos trabalhando neste processo há um ano. A prefeita Mara Bertaiolli optou pela mudança para o SEI devido às vantagens desta plataforma, como economia, acesso fácil, segurança e transparência. O SEI é menos complexo e mais abrangente que o sistema que o utilizamos atualmente e nos permitirá eliminar o uso de papel na administração”, detalhou.

O objetivo da apresentação oficial foi assegurar que os servidores compreendessem as novas funcionalidades, os procedimentos que passarão a ser adotados e as principais diferenças em relação ao sistema anterior.

“Montamos uma estratégia para que a transição ocorra da melhor maneira possível e com suporte técnico adequado”, afirmou Claude.

Além dessa apresentação, ao longo do processo de migração foram oferecidas orientações sobre os procedimentos operacionais e as etapas da implantação, assegurando que a mudança ocorresse de forma organizada e eficiente.
 

A plataforma
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é utilizado por várias instituições públicas do Brasil. Especificamente no Estado de São Paulo, faz parte do projeto São Paulo Sem Papel. O uso da ferramenta pela Prefeitura de Mogi das Cruzes possibilitará a integração com os sistemas de outros órgãos governamentais, como a plataforma Gov.br, do Governo Federal, agilizando a tramitação e a solução de demandas.

Durante um mês, haverá apoio presencial da Prodesp – empresa de tecnologia do Governo do Estado de São Paulo – para auxiliar servidores da Prefeitura na adaptação ao sistema.

A adesão ao SEI representa também maior padronização dos processos, transparência e segurança da informação e dos dados do cidadão.

“A adoção do SEI, com uma maior digitalização dos processos administrativos, não é apenas um avanço tecnológico. É uma opção pela gestão eficiente, que diminui custos operacionais, reduz desperdícios, melhora a transparência e busca mais agilidade no atendimento ao cidadão”, avalia a prefeita Mara Bertaiolli.

Na esfera federal e no Estado de São Paulo, a plataforma é utilizada em órgãos da administração direta e indireta. Outros estados também aderiram ao sistema.
 

Gov.br
Tanto na tramitação interna quanto no atendimento ao público (pelo portal da Prefeitura ou nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão – PAC), o acesso exige cadastro na plataforma Gov.br nos níveis prata ou ouro.

A Prefeitura manterá servidores treinados nos locais de atendimento presencial (PAC Centro Cívico, PAC Braz Cubas, CIC Jundiapeba e Mogifácil Biritiba Ussu) para orientar os cidadãos a baixarem o aplicativo Gov.br, fazer o cadastro e elevar o nível para prata ou ouro, quando necessário – já que geralmente o cadastro inicial coloca o perfil automaticamente no nível bronze.

“O cidadão será orientado a usar a plataforma, tanto no computador quanto no celular, por aplicativo, pois não usaremos mais papel. Para isso, estaremos preparados, com servidores capacitados e equipamentos”, concluiu Claude.

O trabalho de mudança de sistemas é gerenciado pela Secretaria de Gestão e Contratações Públicas, Secretaria de Governo e Transparência e Coordenadoria de Comunicação.