Serviço Municipal de Águas e Esgotos
O Semae Mogi das Cruzes concluiu, nesta terça-feira (29/04), mais um treinamento com servidores da autarquia que atuam no Departamento de Operações do Sistema de Água, para reforçar conceitos essenciais de segurança, boas práticas e conformidade com normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
A capacitação ocorre em três turmas nos meses de abril e maio. São 16 horas de treinamento, distribuídas em dois dias de aulas teóricas e práticas.
São aplicados conteúdos obrigatórios, conforme a legislação vigente, incluindo fatores de risco e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), proteção respiratória, movimentação de materiais com talhas, atuação em brigadas de emergência e primeiros socorros.
“O objetivo do treinamento é transmitir aos participantes informações sobre os perigos inerentes aos ambientes de trabalho, formas de se manter protegidos e como atuar de maneira adequada em casos de emergência”, explica Alexandre Petronilio dos Santos, do setor de Segurança do Trabalho do Semae.
Entre os módulos oferecidos, destaca-se o de operação do sistema de cloração (aplicação de cloro na água), ministrado pelo coordenador industrial da empresa Hidromar, responsável pelo fornecimento de cloro gás ao Semae.
Os servidores recebem orientações técnicas sobre a composição e funcionamento do sistema, cuidados e procedimentos de segurança durante a operação.
“Esta capacitação busca atender às exigências legais, mas também promover uma cultura de segurança e o entendimento da importância dos treinamentos das equipes do Semae que, neste caso específico, trabalham com produtos químicos em sua rotina para produção de água potável”, afirma o diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado.
Ao todo, mais de 30 servidores participam da capacitação. Foram duas turmas em abril e o próximo grupo receberá o treinamento em maio.