Secretaria de Educação
A Semana de Tecnologia Educacional - Casa Aberta DTE, uma iniciativa da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio Departamento de Tecnologia da Educação (DTE), abriu a partir desta segunda-feira (06/10) as portas da sede do departamento na Rua Ipiranga para estudantes, educadores, gestores e toda a comunidade escolar. Os primeiros visitantes foram os estudantes do Cempre Benedito Ferreira Lopes, a ETEC de Poá e a Fatec de Mogi das Cruzes.
Em um ambiente interativo e acessível, os visitantes conhecem de perto os projetos, ferramentas e soluções tecnológicas que impulsionam a inovação nas escolas da rede municipal de Mogi das Cruzes. “Priorizamos desde o começo a otimização dos recursos públicos. Todo o desenvolvimento é feito pela nossa equipe de orientadores, que desenvolve os sistemas, cuida da infraestrutura e faz a gestão”, explicou Weber Marques, diretor do DTE. A programação faz parte do Mês da Educação, dedicado às ações realizadas na rede municipal de ensino.
Foram organizadas 10 estações, que trataram desde o Gerenciamento de Redes e Internet, Projetos Técnicos, Gestão de Dispositivos, Suporte, Sistema Educacionais, Paineis de Dados, Inteligência Artificial, Plataforma Gamificada e as ações junto ao Departamento Pedagógico. Os próprios orientadores apresentaram as ferramentas utilizadas no seu dia a dia, valorizando a grande gama de ações desenvolvidas dedicadas para manter e aprimorar a qualidade na educação.
A estrutura do departamento surpreendeu o coordenador do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Fatec Mogi das Cruzes, Gilberto José da Cunha. “Fiquei bem surpreso com a estrutura do departamento. Não é fácil de a gente encontrar um ambiente tão espaçoso como esse, com tantas aplicações juntas. Acompanhamos as explicações dos projetos, tudo muito bem feito e explicado. Para os alunos tenho certeza de que está sendo uma experiência fantástica. São alunos do primeiro semestre, que não conhecem ainda a área e estão tendo uma visão ampla de muitas possibilidades”. A vereadora Priscila Yamagami, que integra a Comissão de Educação da Câmara Municipal, também participou da visita.
Sobre a realização a semana, a expectativa é ampliar os horizontes dos estudantes. “Sentimos que é importante compartilhar essas experiências com os estudantes, porque une um pouco a prática com o que eles vêem na escola. É diferente ver o trabalho em execução e que também há possibilidades de trabalho na Administração Pública”, disse o diretor do setor. Ainda nesta semana, serão recebidos mais turmas do Cempre Benedito Ferreira Lopes, ETEC de Poá, além representantes do Conselho Mirim das escolas municipais e da Escola de Líderes.