Seminário será realizado em alusão ao Dia de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

Secretaria de Assistência Social

13 de junho de 2023
Seminário será realizado em alusão ao Dia de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

Em alusão ao 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa, em parceria com o Sefras - Ação Franciscana de Solidariedade e o Olhe - Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, vai promover nesta sexta-feira (16/06) o Seminário Desafios e Perspectivas de Políticas Públicas no Atendimento à Pessoa Idosa. 

O seminário será realizado das 9h às 12h, no auditório da Escola de Empreendedorismo e Inovação. Os convidados são a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Juraci Fernandes de Almeida, a coordenadora da Coordenadoria Municipal do Idoso, Vera Lúcia de Freitas, a assistente social Marília Berzins, que também é mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP, doutora em Saúde Pública pela USP (FSP/USP) e especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas Casa de Clara, Yasmin Alves. A última atuará como mediadora da mesa. 

A atividade é voltada aos profissionais que atendem direta ou indiretamente pessoas idosas. O atendimento direto envolve os profissionais de tipologias específicas de atendimento da pessoa idosa. Já o indireto abarca serviços destinados ao público geral, em que pessoas podem ser atendidas, assim como seus familiares. O foco, portanto, é para servidores públicos, trabalhadores da rede de Saúde e atenção básica, trabalhadores da rede parceirizada social e trabalhadores da educação. 

O objetivo do seminário é mobilizar a população sobre a importância da luta em prol da proteção e respeito às pessoas idosas. Estudos mostram que as violências podem se manifestar de várias formas e todas trazem sérios prejuízos às vítimas. As mais frequentes são violência física (maus tratos, agressões, abusos, ferimentos), violência psicológica (agressões verbais, humilhação, ameaças), violência sexual, negligência e abandono (omissão e ausência de cuidados necessários) e a violência financeira e patrimonial (uso não consentido e/ou ilegal de recursos financeiros e patrimoniais pertencentes à pessoa idosa).  

Assim como acontece com outros públicos vulneráveis, a denúncia ainda é um grande desafio e, em função da hesitação em torno do relato da suspeita, muitos casos não chegam a ser detectados, sequer devidamente encaminhados. Em Mogi das Cruzes, as denúncias devem ser feitas à Delegacia de Polícia de Proteção do Idoso, ao Conselho Municipal do Idoso ou então ao Disque 100, que é o canal nacional de direitos humanos. 

Vale lembrar que a pessoa idosa está resguardada pelo Estatuto do Idoso - Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - que prevê a proteção contra a violação dos direitos humanos a fim de proteger a população idosa. Logo nos primeiros artigos, ela estabelece que “o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, assegurando-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade”.

Além dessas ações, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Departamento de Proteção Social Especial, também participará de rodas de conversa e palestras junto às organizações da sociedade civil que executam serviço de instituições de longa permanência. O tema será “violência contra a pessoa idosa” e os encontros ocorrerão nos dias 15 e 21 de junho. 

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las. 

A Escola de Empreendedorismo e Inovação, onde será realizado o seminário, fica na rua Senador Dantas, 326, no Centro. Não são necessárias inscrições prévias, portanto basta aos interessados comparecerem na data, horário e local definidos. A Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e também pelos telefones 4798-6923 ou 4798-6924. 

Telefones para denúncias:

 Delegacia do Idoso: 4790-2818
 Conselho Municipal do Idoso: 4798-5634
 Disque 100

Serviços de proteção e atendimento

 Centros de Referência de Assistência Social:

 •    CRAS Vila Nova União - 4726-7741/4725-7605
 •    CRAS Vila Brasileira - 4727-6946
 •    CRAS Jardim Layr - 4790-5625 / (11) 93729-1244 (WhatsApp) 
 •    CRAS Jundiapeba I - 4727-2062/4722-4077 
 •    CRAS Cezar de Souza - 4792-4593
 •    CRAS Jundiapeba II - 4799-2374 
 •    CRAS Centro - 4798-3293 / 4794-5737 

Centros de Referência Especializado de Assistência Social:

 •    CREAS Centro - 4728-1878
 •    CREAS Braz Cubas - 4725-9826 / 4735-3267