Simulado de Emergência leva conscientização sobre risco de irresponsabilidade no trânsito

Secretaria de Mobilidade e Trânsito

28 de maio de 2026
Simulado de Emergência faz parte da programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes e destaca a importância do comportamento seguro no trânsito (Divulgação/PMMC)

A praça Veteranos de Guerra, no distrito de Jundiapeba ficou movimentada na manhã desta quinta-feira (28/05), com o Simulado de Emergência, realizado em uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Corpo de Bombeiros e o Samu, com a participação de instituições e empresas ligadas ao trânsito. A atividade fez parte da programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes e busca a conscientização sobre a importância do comportamento seguro no trânsito.

Dezenas de pessoas acompanharam a ação, que simulou um sinistro de trânsito envolvendo um automóvel, em alta velocidade, que tentava ultrapassar um ônibus e colidiu com o coletivo. Com o impacto, o carro atingiu um ciclistas e diversos pedestres, além de tombar. Ao todos, 16 pessoas ficaram feridas e foram atendidas pelas equipes de socorro.

O simulado teve a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, do Corpo de Bombeiros, do Samu, do Detran-SP, do DNIT, da Defesa Civil, da Polícia Militar e da equipe do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, além de concessionárias do transporte coletivo e empresas parceiras. Durante a atividade, os pedestres e motoristas que passaram pela região da praça Veteranos de Guerra receberam materiais educativos.

“O simulado retrata os problemas viários reais do dia a dia. Muitas vezes, o cidadão não tem a consciência da gravidade de uma conduta irresponsável ou descuidada na condução de um veículo. É um recado para a população sobre os cuidados que devemos ter ao utilizar a via pública”, destacou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Felício Kamiyama.

Durante toda a ação, agentes municipais de trânsito orientaram os motoristas que circularam pela região.

A ação também foi acompanhada pela coordenadora estadual de Educação para o Trânsito do Dnit, Luciana Alves, pelo coordenador operacional do DER, Paulo Fernando, e pelo comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Rodrigo Otávio Barelli, além do gestor executivo do Sistema de Proteção e Defesa Civil de Mogi das Cruzes, Marcos Vicente de Paulo.

Maio Amarelo

A programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes começou no dia 5 e terá atividades até o final do mês, atendendo a população em diversas regiões da cidade. A programação conta com edições da Escola Mirim de Trânsito, distribuição de materiais, palestras e ações para públicos específicos, como motoristas do sistema de transporte coletivo e motociclistas. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito também realizou o Simpósio de Trânsito e Segurança Viária.

Nesta segunda-feira (25/05), a equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito fez uma palestra de conscientização sobre a importância do comportamento seguro no trânsito. Já nesta terça-feira (26/05), o mesmo trabalho foi feito com os atiradores do Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes.

Nesta quarta-feira (27/05), o Ceim Maria José Alves de Souza, em Jundiapeba, recebeu a Escola Mirim de Trânsito Itinerante. Ainda nesta quinta-feira (28/05), as equipes de educação para o trânsito e segurança viária estiveram na empresa Coca Cola, para uma palestra com funcionários.

Já na sexta-feira (29/05), será realizada uma palestra com funcionários da empresa Tellus.

Mais informações sobre as atividades voltadas à segurança viária em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.