Sistema de transporte coletivo terá mais ônibus a partir desta sexta-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

11 de junho de 2020
A partir desta sexta-feira, 166 ônibus estarão em operação no sistema municipal de transporte coletivo e a Prefeitura manterá o acompanhamento do serviço (Ney Sarmento/PMMC)

O sistema municipal de transporte coletivo terá ampliação no número de ônibus em operação a partir desta sexta-feira (12/06). A medida faz parte da preparação da Prefeitura de Mogi das Cruzes para a reabertura de setores do comércio e de serviços, possibilitada pela reclassificação do município para a Fase Laranja do Plano São Paulo. Já o serviço de Zona Azul voltará a operar na segunda-feira (15/06).

A partir desta sexta-feira, 166 ônibus estarão em operação nas linhas de Mogi das Cruzes, o que representa um aumento de 50,9% frente à frota que vinha sendo utilizada. Os técnicos da Secretaria Municipal de Transportes acompanharão o serviços e, se necessário, farão adequações na circulação.

Os horários serão atualizados no site da Secretaria Municipal de Transportes e no aplicativo Mogi no Ponto. Para os passageiros que quiserem se programar, basta acessar o site da SMT e consultar os horários de sábado. O endereço é smtonline.pmmc.com.br.

“A Secretaria de Transportes já vem fazendo o acompanhamento da circulação de passageiros e promovendo adequações nas linhas com maior movimentação. Com o retorno das atividades do comércio, teremos mais ônibus atendendo a população e o acompanhamento continuará sendo feito para que novas intervenções possam ser feitas, se necessário”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

O secretário lembrou ainda que, desde o início da quarentena para combater a disseminação do novo coronavírus, estão sendo adotadas medidas preventivas. Os Terminais Central e Estudantes vêm recebendo uma atenção especial da Prefeitura de Mogi das Cruzes nos serviços de limpeza e higienização, que foram intensificados.

Os ônibus também vêm recebendo serviços de higienização após as viagens. Além disso, as empresas concessionárias estão cumprindo medidas sanitárias para segurança dos funcionários e dos passageiros.

Zona Azul

O sistema de estacionamento controlado voltará a funcionar na próxima segunda-feira (15/06). A medida busca oferecer maior rotatividade nas vagas na região central com a reabertura do comércio. O serviço estava suspenso na cidade desde o dia 24 de março.

O serviço de Zona Azul contará com cuidados especiais. A concessionária responsável adotará medidas de prevenção e segurança para seus colaboradores e motoristas, para evitar a disseminação do novo coronavírus. Os agentes da empresa trabalharão com máscaras de pano e com uma proteção que cobre todo o rosto, além de ter frascos individuais com álcool em gel para higienização das mãos.

A empresa também deverá fazer a higienização dos parquímetros quatro vezes ao dia, duas na parte da manhã e as outras no período da tarde. O atendimento aos usuários, na central da concessionária, seguirá as medidas de distanciamento e segurança.

Mogi das Cruzes conta atualmente com 1.092 vagas de estacionamento controlado, distribuídas na região central e bairros próximos. Os valores de estacionamento são R$ 0,75 (30 minutos); R$ 1,50 (60 minutos); R$ 2,25 (90 minutos); R$ 3,00 (120 minutos).

O pagamento pode ser feito nos 47 parquímetros instalados na cidade, que contam com o sistema que aceita moedas, cartões de débito e crédito. Nele, o usuário digita a placa do veículo e o setor em que está estacionando. Com este procedimento, não é preciso que o recibo de pagamento fique no interior do veículo, uma vez que a conferência da regularidade do estacionamento é feita eletronicamente. O pagamento também pode ser feito com as orientadoras do sistema de Zona Azul, com dinheiro e cartões de débito e crédito.

Outra opção que facilita aquisição de créditos e a regularização é a utilização do aplicativo Vaga Inteligente, em que a regularização pode ser feita via internet, com a utilização de créditos. O aplicativo está disponível nas plataformas iOS e Android e pode ser baixado gratuitamente. Ainda há a opção de pagamento com o cartão pré-pago, que pode ser feito junto aos parquímetros.