Tecnologia educacional atende mais de 47 mil alunos na rede municipal de ensino

Secretaria de Educação

27 de dezembro de 2019
Live dará dicas sobre o uso do game em casa. O acesso pode ser feito por tablets, computadores e celulares. Mais informações no site www.migo.se-pmmc.com.br. (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

Alunos das escolas e creches da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes vivenciaram neste ano as novidades do uso da tecnologia em sala de aula. Games educacionais e programas, elaborados por técnicos e educadores da Secretaria de Educação estão fazendo a diferença na aprendizagem dos alunos, como o recém-lançado MIGO, game educacional que permite o aluno aprender a partir dos três e já registra 6,3 mil acessos por mês.

Com as unidades 100% informatizadas e o programa Educa+Mogi, facilitando o acesso dos pais às informações escolares de seus filhos com a Carteirinha de Identificação Estudantil, Mogi das Cruzes também se tornou referência em tecnologia educacional. “O ensino público não pode ser diferenciado do ensino privado. Temos uma equipe competente e qualificada de servidores que tem feito um trabalho excepcional com a produção destas ferramentas. Os nossos alunos são cidadãos do século XXI e devem sempre estar inseridos nas potencialidades deste século”, disse o prefeito Marcus Melo.

Em julho de 2019, no evento Smart City Business Brazil Congress & Expo, realizado na capital, foram apresentados os laboratórios móveis de informática e programas, como a Robótica Educacional, os Simulados, o jogo Astro e o projeto de Realidade Virtual. A secretária de Educação, Juliana Guedes, participou do painel “Como a tecnologia está transformando a educação”, o que rendeu um convite para a apresentação dos projetos mogianos, em setembro, no 2º Seminário Sul-Brasileiro de Educação no Congresso de Prefeitos de Santa Catarina.

O resultado mais recente do programa de Tecnologia Educacional mogiano é o MIGO, game que conta a história de um alienígena que caiu em uma ilha onde as pessoas só falam inglês. Ele deve aprender o idioma para se comunicar e tentar consertar sua nave para voltar para casa. Assim como MIGO, o aluno, a partir dos três anos, irá aprender inglês brincando. São quase 500 minigames para os alunos explorarem e se divertirem. A plataforma tem uma média mensal de 6,3 mil acessos e já foram concluídas 7,5 mil atividades.

Funcionando desde 2018 para toda a rede, o programa Simulados atende os alunos do ensino fundamental e tem uma média diária de 1.100 acessos. A ferramenta oferece atividades interativas em formato de quiz de Língua Portuguesa e Matemática. Tem como objetivo potencializar o aprendizado dos alunos, de forma individualizada e autônoma e facilitar a identificação das dificuldades com a emissão de relatórios de desempenho personalizados por aluno e por turma, auxiliando o trabalho do professor.

Neste ano, em que se comemorou os 50 anos da chegada do homem á Lua, cerca de 5 mil crianças do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais tiveram a oportunidade acompanhar este momento histórico com o projeto VR (óculos de realidade virtual). A Secretaria de Educação adquiriu 20 kits de óculos de realidade virtual e notebooks e o projeto foi aplicado de forma itinerante nas unidades escolares.

 

A simulação, desenvolvida por orientadores de informática, têm início no lançamento do foguete Saturno V, no Cabo Canaveral (EUA) e segue até um tour pelo solo lunar. Ainda no espaço, os alunos também contam nos tablets e chromebooks com o jogo Astro, que tem como tema a Exploração Espacial. A atividade contém instruções para a visita dos alunos a planetas, cometas, entre outros. O game já está na versão 2.0 com novo final, novos itens em cada fase, menu de jogo rápido e interface mais intuitiva. (Kelli Correa Brito)