Trecho da avenida Governador Adhemar de Barros será aberto ao trânsito nesta segunda-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

26 de maio de 2017
Com a liberação da avenida Governador Adhemar de Barros, motorista ganhará uma nova opção para bairros como a Vila Rubens, Braz Cubas e Jundiapeba (Guilherme Berti/PMMC)

A avenida Governador Adhemar de Barros terá o trânsito de veículos liberado nesta segunda-feira (29/05), no trecho a partir do encontro com a rua Princesa Isabel de Bragança. O local está interditado para as obras de construção do segundo túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biágio.

Com a liberação, os veículos ganharão uma nova opção para acesso a regiões como a Vila Rubens e os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, que poderão ser acessados pelo corredor formado pelas avenidas Governador Adhemar de Barros e Anchieta. Com isso, a expectativa é que o corredor formado pelas ruas Doutor Correa, José Bonifácio e a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco seja desafogado.

“Com a liberação do trecho para o trânsito de veículos pelos responsáveis pela obra, as equipes da secretaria fizeram a sinalização para os motoristas. Tínhamos uma previsão de liberação para o início do próximo mês, mas foi possível antecipar este prazo”, explicou o secretário municipal de Segurança, Eduardo Rangel.

Atualmente, os motoristas que seguem pela rua Doutor Ricardo Vilela precisam, obrigatoriamente acessar a rua Princesa Isabel de Bragança, que também deverá ter impacto positivo na fluidez. Já a rua Tenente Manoel Alves dos Anjos terá a sua mão de direção mantida, seguindo no sentido da praça da Bandeira em direção à avenida Governador Adhemar de Barros.

O secretário lembrou que, nos primeiros dias da alteração, os técnicos farão um acompanhamento constante do comportamento do tráfego de veículos e dos motoristas para verificar a necessidade de novas intervenções.

Os ônibus do sistema de transporte coletivo que utilizavam o corredor viário antes da interdição retornarão para a via paulatinamente. A previsão é que isso passe a ocorrer a partir da semana do dia 5 de junho.

“É necessário um período da divulgação junto aos passageiros, já que ocorrerá uma alteração que impactará também em pontos de parada dos ônibus, o que mexe com a rotina dos passageiros”, disse Rangel.

Complexo Viário

O Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio é formado por dois túneis que realizam a ligação entre os dois lados da linha férrea na região central de Mogi das Cruzes. O primeiro foi entregue em dezembro e já cumpre sua função de permitir o tráfego de veículos entre as ruas Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa, com 298 metros de extensão.

Já o segundo, que tem previsão de entrega até o final deste ano, liga a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Governador Adhemar de Barros, com 426 metros de extensão. Operários e máquinas trabalham nas duas frentes de escavação e a passagem alcançou 70% de seu cronograma, o que corresponde a cerca de 90% do total das obras, considerando os dois túneis. (Luiz Maritan)