Treinamento do Exército começa na área rural de Mogi das Cruzes

Secretaria de Segurança

07 de outubro de 2019
Prefeito Marcus Melo lembrou a participação do Exército Brasileiro para a manutenção da paz e da ordem pública e destacou a importância do treinamento (Ney Sarmento/PMMC)

O prefeito Marcus Melo recepcionou, na manhã desta segunda-feira (07/10), as tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), que estão em Mogi das Cruzes para participar de treinamento Exercício Poço Preto. O evento aconteceu na avenida Cívica e contou com a participação do comandante do 6º Batalhão de Infantaria Leve, coronel Heli Figueiredo Moreira Júnior.

A cerimônia de recepção teve a participação da tropa, com os veículos e armamento que será utilizado durante os exercícios. Um helicóptero modelo Jaguar também está na cidade e pousou em um terreno ao lado da avenida Cívica. O treinamento acontecerá durante toda a semana.

“Nós sabemos que o Exército Brasileiro tem um papel fundamental para preservar a paz e manter a ordem pública. Recebemos dentro do espírito do Brasil porque nossa pátria precisa que todos nós estejamos prontos para protegê-la e para amá-la”, destacou Marcus Melo.

O prefeito lembrou ainda que os militares têm funções importantes na defesa das fronteiras e também atuam em situações junto à população, como as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Durante toda a semana, cerca de 350 militares estarão em Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Guararema. Durante o Exercício Poço Preto serão desenvolvidas missões de patrulha com diversos objetivos voltados ao combate contra Forças Irregulares, apoiadas por ações como proteção de estruturas estratégicas, interdição de área, ações em vias de circulações terrestres e aquáticas, operações de busca e apreensão e, por fim, uma Ação Cívico Social.

“Os conflitos e os problemas deixaram de ser apenas no campo, onde é tropa contra tropa. Hoje, trabalhamos com o conceito de conflito de amplo espectro. Ao mesmo tempo que estou atacando, estou defendendo, fazendo GLO. Para manter a tropa adestrada, é preciso mantê-la em contato com a população, no local em que as atuações acontecem”, afirmou o coronel Heli Figueiredo.

Ele lembrou que as ações na região de Mogi das Cruzes acontecerão em áreas de mata e serão feitas principalmente à noite. “A tropa estará na região de mata para cumprir diversas missões. Montamos uma base, fazemos o trabalho de inteligência e, depois, as tropas saem para fazer as missões designadas”, explicou.

Durante toda a semana, a Prefeitura de Mogi das Cruzes dará apoio à operação, com intervenções logísticas necessárias e alojamento dos militares participantes.

Também participaram da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai, o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, e o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, major Welington Leite Protásio. (Luiz Maritan)