Turma de Educadores Ambientais de Cocuera terá segundo módulo no dia 26 de janeiro

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

17 de janeiro de 2022

A terceira turma do Curso de Educadores Ambientais Locais, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, terá seu segundo módulo de formação no dia 26 de janeiro, na Associação dos Agricultores de Cocuera. Os 41 alunos matriculados terão aula das 14h às 17h e cumprirão um total de cinco módulos, incluindo uma visita ao Parque Municipal. O primeiro ocorreu na semana passada, dando início à formação da nova turma do curso.

A partir do início do curso, nos períodos entre as aulas presenciais os participantes realizam atividades junto à comunidade no sentido de divulgar a importância da participação de todos na construção da sustentabilidade socioambiental.

A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, lembra que o curso já capacitou moradores de Jundiapeba e de Taiaçupeba. Os grupos de alunos são sempre diversificados, com pessoas de idades e experiências distintas. Quando a terceira turma concluir sua formação, Mogi das Cruzes chegará a um total de 90 educadores ambientais com o curso concluído.

Ao longo de 2021, o curso consolidou-se na cidade como uma ferramenta de construção da cidadania e de respeito ao meio ambiente. A terceira turma, a primeira de 2022, é voltada para os moradores da região do Cocuera, mas também aceitou inscrições de pessoas de outros bairros.

Sensibilização

Entre os objetivos do curso, estão promover a sensibilização dos moradores frente ao tema, estimular o conhecimento sobre o território onde vivem e fomentar o planejamento de ações orientadas pelos paradigmas da sustentabilidade.

Durante a formação também são abordados problemas socioambientais locais, como o descarte irregular de resíduos sólidos, o parcelamento irregular do solo, a poluição dos rios e córregos, a supressão da vegetação nativa, entre outros. Outra meta é tornar a legislação ambiental mais acessível à população, além de orientar as pessoas a elaborarem planos de ações coletivas.

A formatura das três primeiras turmas do curso será realizada no dia 22 de março – Dia da Árvore. A primeira turma reuniu moradores de Jundiapeba, Chácara Santo Ângelo, Conjunto Santo Ângelo, Santo Ângelo, Parque das Varinhas, Jardim Nove de Julho e Parque São Martinho. As aulas tiveram início no dia 2 de setembro e foram até o dia 14 de outubro.

Já a segunda turma reuniu moradores dos bairros Barroso, Pedra Branca, Pindorama, Quatinga, Taiaçupeba, Taquarussu e Vargem Grande. As aulas ocorreram entre os dias 27 de outubro e 8 de dezembro. Os participantes que tiverem pelo menos 80% de participação nas quatro etapas de formação receberão certificados.