Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal
A terceira turma do Curso de Educadores Ambientais Locais, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, teve seu segundo módulo de formação na quarta-feira (26/01), com uma atividade realizada na Estação Ecológica Itapeti, em parceria com a Fundação Florestal, que é a gestora do local. Os participantes conheceram o ecossistema da unidade e tiveram uma aula prática sobre a flora e a fauna, tirando dúvidas com especialistas e aprimorando os conhecimentos sobre o meio ambiente.
A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, destacou a evolução do curso, que já está em sua terceira turma e realizará a formatura de 90 alunos: “O Curso de Educadores Ambientais Locais consolidou-se em Mogi das Cruzes como uma ferramenta de construção da cidadania e de respeito ao meio ambiente. As turmas estão cada vez mais motivadas e interessadas de multiplicar os conhecimentos recebidos durante a formação”, comentou.
O primeiro módulo da terceira turma foi realizado no dia 13 de janeiro, na Associação dos Agricultores de Cocuera. Os participantes cumprirão um total de cinco etapas de formação, incluindo uma visita ao Parque Municipal. A educadora ambiental Carla Panzeri destaca a diversidade das turmas: “Temos sempre pessoas com formações profissionais e experiências variadas, o que contribui para o enriquecimento dos grupos”, observa.
Entre os objetivos do curso, estão promover a sensibilização dos moradores frente ao tema, estimular o conhecimento sobre o território onde vivem e fomentar o planejamento de ações orientadas pelos paradigmas da sustentabilidade.
Durante a formação também são abordados problemas socioambientais locais, como o descarte irregular de resíduos sólidos, o parcelamento irregular do solo, a poluição dos rios e córregos, a supressão da vegetação nativa, entre outros. Outra meta é tornar a legislação ambiental mais acessível à população, além de orientar as pessoas a elaborarem planos de ações coletivas.
Turmas
A primeira turma reuniu moradores de Jundiapeba, Chácara Santo Ângelo, Conjunto Santo Ângelo, Santo Ângelo, Parque das Varinhas, Jardim Nove de Julho e Parque São Martinho. As aulas tiveram início no dia 2 de setembro e foram até o dia 14 de outubro.
Já a segunda turma reuniu moradores dos bairros Barroso, Pedra Branca, Pindorama, Quatinga, Taiaçupeba, Taquarussu e Vargem Grande. As aulas ocorreram entre os dias 27 de outubro e 8 de dezembro. Os participantes que tiverem pelo menos 80% de participação nas quatro etapas de formação receberão certificados.