Uso de APPs para identificação de poste agiliza manutenção de lâmpadas queimadas

Secretaria de Infraestrutura Urbana

20 de abril de 2023
Postes possuem placa de identificação com cinco números. Informação ajuda a agilizar o trabalho de manutenção das equipes de rua (Divulgação/PMMC)

Os mogianos que identificarem lâmpadas queimadas na rede de iluminação do município podem fazer a solicitação de manutenção por dois aplicativos: o Mogi Iluminada ou o Colab. Ambos podem ser baixados gratuitamente pelo celular. Outra opção é por meio da Ouvidoria Municipal (telefone 156, opção 5). Um detalhe importante que agiliza o atendimento é a identificação do poste, uma sequência de cinco números que está visível em todos os postes de Mogi das Cruzes, em uma placa branca, instalada no braço de iluminação. Quando o cidadão informa o número do poste no pedido de manutenção, a equipe responsável pelo trabalho consegue executar o serviço com mais rapidez.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, salienta que é muito importante que as pessoas façam o registro das demandas com o número dos postes: “A cidade é grande e a participação das pessoas agiliza o andamento dos serviços. Sempre que o cidadão observar uma lâmpada queimada, é importante fazer o pedido de reparo, seja pelos aplicativos ou pela Ouvidoria. O número do poste é um diferencial que permite maior precisão para a equipe de rua”, comenta. 

Desde 2021, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem uma nova empresa responsável pela manutenção do sistema de iluminação pública da cidade, escolhida por meio de licitação. A ganhadora do certame foi a RM Empreendimentos Eireli, que faz a manutenção da rede de iluminação existente no município. 

Silveira explica que, pela legislação, o município é responsável pela manutenção de luminárias e dos braços de sustentação – por isso contratou a empresa. Já o fornecimento de energia é feito pela concessionária do setor, no caso a EDP. “Quando algum componente mais complexo é danificado, como um transformador, por exemplo, a EDP é acionada para providenciar a manutenção”, explica.

O contrato entre a Prefeitura e a RM prevê, além das trocas de lâmpadas, ações como expansão da rede de iluminação, reposição de cabos e outros componentes em casos de furtos – ocorrências que, infelizmente, são comuns. 

De acordo com o gestor da RM, Wesley Feniman, quando o cidadão informa o número de identificação do poste, a equipe de manutenção consegue localizar a lâmpada com defeito assim que chega ao bairro e à rua indicada: “Se a pessoa apontar somente o número da casa, os funcionários chegam ao local e se deparam com três ou quatro postes próximos que podem estar com problema. É preciso testar um de cada vez para localizar a lâmpada correta. Este detalhe da identificação do poste significa uma importante agilização do serviço”, completa.

O gestor ainda orienta sobre a placa que deve ser informada: a EDP também instala placas de identificação na lateral dos postes, mas estas são vermelhas e servem apenas para a concessionária. "Para a troca de lâmpadas, o cidadão deve informar apenas o número da placa branca, que fica no alto do braço de iluminação", finaliza Feniman.