Vila Lavínia recebe edição do projeto “A Cidade é Aqui” nesta terça-feira à noite

Gabinete

15 de julho de 2019
Inaugurada no sábado, dia 13, a Avenida das Orquídeas oferecerá nova opção de transporte e trará benefícios para moradores de Braz Cubas e Jundiapeba (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta terça-feira (16/07), a partir das 19 horas, mais uma edição do Projeto “A Cidade é Aqui”, que ocorrerá na Vila Lavínia. O encontro será realizado no Cempre Benedito Ferreira Lopes (rua Professora Alice Thereza Cotrim Guerreiro da Silva, 22) e é aberto aos moradores. O prefeito Marcus Melo e os secretários municipais conversarão com as pessoas que forem ao reunião, informando as ações realizadas na região e ouvindo sugestões.

“São reuniões produtivas e muito importantes para que a população conheça as ações que a Administração Municipal vem realizando em toda a cidade, além dos serviços que são prestados no próprio bairro. Durante o encontro, temos uma conversa franca e transparente, com as pessoas podendo levar as suas demandas, que são encaminhadas diretamente aos secretários, para análise e posterior resposta”, observa o prefeito.

A Vila Lavínia oferece uma variada estrutura pública de serviços para a população. O Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, local da reunião desta terça-feira, passou a ter atendimento em período integral para o Ensino Fundamental II em março deste ano. São atendidos 634 alunos do 6º ao 9º ano, que, além das aulas regulares, participam de oficinas intelectuais, esportivas e culturais. Em toda a cidade, 23.527 alunos estudam em período integral.

O complexo do Cempre Benedito Ferreira Lopes também atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, no CEIM e na Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes. Nestas duas unidades, são atendidos 744 alunos. Além disso, o bairro conta com o CEIC Amália Tereza Manna de Deus, que atende 128 alunos.

Já a Emesp Professora Jovita Franco Arouche atende 379 alunos no contraturno das aulas da rede municipal. A unidade oferece atendimento pedagógico especializado, além de suporte nas áreas de pediatria, odontologia, psicologia, fonoaudiologia, neurologia e fisioterapia. Os atendimentos clínicos são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e também no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, em Jundiapeba.

Na área de saúde, o atendimento de ginecologia e obstetrícia será ampliado na Unidade Básica do Alto Ipiranga a partir de setembro. A unidade já dispõe dessa especialidade, mas passará a contar com mais ginecologistas para atender a demanda da região. O Posto de Saúde do Alto Ipiranga realiza atendimentos de clínica médica, pediatria, ginecologia, odontologia, vacinação e procedimentos de enfermagem. Mensalmente, promove uma média de 2,5 mil consultas.

Avenida das Orquídeas

A região da Vila Lavínia foi beneficiada com a inauguração da avenida das Orquídeas e a conclusão do Corredor Leste-Oeste, ocorridos no sábado, dia 13. Com fácil acesso para os moradores do bairro pela via Perimetral e pelo viaduto Professor Argeu Batalha, a avenida das Orquídeas é uma nova opção para a região de Jundiapeba e para a municípios como Suzano, Poá e Itaquaquecetuba, além do Rodoanel Leste. O investimento da Prefeitura no Corredor Leste-Oeste foi de R$ 100 milhões.

A rua Gaspar Conqueiro foi recapeada pela Prefeitura, dentro dos trabalhos do programa Asfalto Melhor. Foram recuperados 640 metros da rua, no trecho entre a avenida Fernando Costa e a rua Maria Osório do Valle, melhorando o acesso à região da Vila Lavínia.

Iluminação

As avenidas Francisco Ferreira Lopes e Fernando Costa, que cortam a Vila Lavínia, receberam nova iluminação, com lâmpadas de LED, que são mais eficientes e econômicas. A ação faz parte do trabalho da Prefeitura de substituição de 1.000 pontos de iluminação das entradas e saídas da cidade. As lâmpadas retiradas estão sendo usadas para iluminar pontos escuros, trazendo mais segurança para a população.

Já a avenida Henrique Peres, a parte da via Perimetral que atende a Vila Lavínia, recebeu uma nova sinalização de trânsito neste ano, dentro de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para prevenir acidentes. O trabalho foi feito com material mais eficiente e resistente. Em toda a cidade, 76 quilômetros de ruas e avenida tiveram a sinalização revitalizada. (Marco Aurélio Sobreiro)