Vistorias de prevenção ao Aedes aegypti são retomadas dentro dos protocolos

Secretaria de Saúde

08 de outubro de 2021
Vistorias estão sendo retomadas com todos os cuidados sanitários pelas equipes de agentes uniformizados e devidamente identificados

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, está retornando com as vistorias domiciliares para reforçar cuidados de prevenção ao Aedes aegypti. A principal orientação é manter os imóveis livres de materiais inservíveis e outras situações que favoreçam a proliferação do mosquito.

As vistorias estão sendo retomadas com todos os cuidados sanitários, como uso de máscara e distanciamento social, pelas equipes de agentes uniformizados e devidamente identificados por crachás. O trabalho é realizado com apoio de veículos oficiais. 

Nas visitas, os agentes lembram que todo cidadão precisa adotar uma rotina de cuidados permanente em casa e no ambiente de trabalho. “A ocorrência de dengue só será reduzida se os mosquitos não conseguirem mais se proliferar. Sem água parada e sem criadouros não teremos mosquitos e reduziremos os casos de dengue”, explica a educadora em Saúde Pública, Andrea Costa.

O mosquito Aedes aegypti pode transmitir doenças graves como dengue, chikungunya e zika, podendo se reproduzir em qualquer situação que permita o acúmulo de agua parada. “Os ovos depositados em recipientes ou superfícies diversas podem viver mais de 400 dias esperando uma oportunidade para eclodir”, explica a educadora em Saúde Pública, Andréa Costa, lembrando que acúmulo de água e clima quente são os principais facilitadores da proliferação dos mosquitos.

Os últimos levantamentos realizados na cidade mostraram que o principal problema continua sendo recipientes móveis, ou seja, todo tipo de material que deveria ser removido como vasos vazios, baldes e garrafas encontradas dentro dos imóveis vistoriados, especialmente materiais guardados para posterior comércio ou reciclagem.

A dengue é uma doença causada por vírus transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio da picada do Aedes aegypti. Neste ano, até o momento, Mogi das Cruzes registrou 81 casos positivos de dengue (21 importados e 60 autóctones). 

Quem tiver alguma dúvida sobre os cuidados que precisam ser tomados pode entrar em contato com o Núcleo de Controle de Arboviroses no telefone 4794-4343. Já as denúncias devem ser registradas na Ouvidoria da Saúde pelo telefone 162.