Voluntários recebem treinamento para a reabertura do banco de perucas do Cabelegria

Fundo Social

24 de fevereiro de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Fundo Social de Mogi das Cruzes, em parceria com a ONG Cabelegria, promoveu nesta semana um treinamento com os voluntários que vão atuar no banco de perucas da cidade. Na próxima terça-feira (02/03) o espaço será reaberto, portanto voltará a receber mechas e a doar perucas confeccionadas com cabelo natural para mulheres que batalham contra o câncer ou então que perderam os cabelos por conta de outras enfermidades. 

O treinamento foi comandado por Mariana Robhran, presidente da ONG Cabelegria. Durante a ação, ela passou as coordenadas sobre como o banco de perucas deve funcionar e enfatizou o espírito do projeto, que busca primordialmente resgatar a autoestima de mulheres que enfrentam o tratamento de quimioterapia e a consequente perda dos cabelos.

“O Cabelegria é um projeto de muita relevância e significado. Ele traz consigo uma causa nobre, portanto é uma grande satisfação para nós poder reabrir o banco de perucas e dar continuidade a essa ação tão importante”, destaca a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Simone Margenet.  

O banco de perucas atua em duas frentes: ele recebe mechas de cabelo de pessoas que voluntariamente cortam e doam madeixas ao projeto. Para quem deseja doar, as orientações são: doar mechas com no mínimo 20 centímetros de comprimento e entregá-las secas, presas por um elástico e dentro de um saco plástico. O projeto aceita qualquer tipo de cabelo, inclusive aqueles que têm química. Todos os doadores recebem um certificado.    

Com essas mechas doadas, as costureiras do projeto confeccionam as perucas, que abastecem o estoque do banco e depois são entregues a mulheres que precisam. Para quem deseja ter acesso a uma peruca, basta ir ao banco de perucas, que fica no piso térreo do prédio-sede da Secretaria de Saúde (Pró-Mulher), portando laudo médico, RG e CPF e comprovante quimioterápico (para pacientes oncológicos).

Uma vez no banco de perucas, as mulheres serão atendidas pelos voluntários e têm a liberdade de experimentar todas as perucas disponíveis, escolhendo aquela que mais a agrada. Se mais tarde ela desejar fazer a troca por um outro modelo, basta procurar novamente o espaço.

A princípio, o banco de perucas de Mogi das Cruzes ficará aberto às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 16h. A sala do projeto está instalada no piso térreo do prédio do Pró-Mulher, que fica na rua Manuel de Oliveira, 30, no Mogilar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social de Mogi das Cruzes, que é o 4798-5143.