Secretaria de Saúde e Bem-Estar
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, firmou nova parceria com o Sepaco (Serviço Social da Indústria do Papel, Papelão e Cortiça do Estado de São Paulo), para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e diminuir a demanda reprimida de consultas e exames especializados registrada nos últimos anos na rede municipal. A partir de agosto, serão realizadas 100 consultas mensais, sendo 80 de cirurgia vascular, 10 de cirurgia geral e 10 com ortopedista para atendimento aos pacientes que aguardam por estes procedimentos na cidade. A ação se estenderá até outubro.
A proposta foi oficializada por meio de ofício encaminhado pela Secretaria à superintendente geral do Sepaco, Luci Meire Pivelli Usberco, solicitando o apoio da instituição na realização de mutirões para atendimento das especialidades com maior número de pacientes em espera. Após a análise do pedido, o Sepaco liberou as consultas, que ajudarão a desafogar a fila de espera da rede municipal.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, a iniciativa ação reforça a diretriz da atual gestão de investir em estratégias para diminuir a demanda reprimida de consultas e exames nos últimos anos na rede municipal. “Essa parceria com o Sepaco representa mais um passo concreto para ampliar o acesso e garantir resolutividade na atenção especializada. Sabemos o quanto a fila impacta a vida das pessoas e estamos empenhados em buscar soluções com agilidade e responsabilidade", destaca a secretária.
Nesta linha, em março deste ano, a Prefeitura de Mogi e o Sepaco assinaram aditivo de convênio para realização mensal de 1.510 mil exames, sem custos para a administração municipal, já que a ação faz parte das atividades de filantropia da entidade. A parceria existe desde 2018, mas o convênio ampliou o volume de procedimentos de 1 mil para 1,5 mil vagas/mês, com a previsão de exames mensais nas áreas de ultrassonografia (710), mapa (20), ecocardiograma (300), ecocardiograma infantil (50), ecocardiograma fetal (80), ecocardiograma com laudo (200) e ultrassonografia com doppler de membros inferiores arterial e venoso (150)
Outras ações
A Secretaria Municipal de Saúde também aposta em outras ações para diminuir a fila de espera por consultas, exames e cirurgias em outras especialidades em Mogi. Entre janeiro e o último dia 2 de junho de 2025, 7.532 mulheres realizaram exames de mamografia. Desse total, 537 contaram com apoio da Carreta de Mamografia, que contribuiu para agilizar o atendimento à demanda reprimida. Atualmente, os agendamentos estão sendo feitos com prazo médio de até um mês. A maior parte dos exames é realizada na Santa Casa de Mogi das Cruzes e na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) Jundiapeba.
Outra iniciativa neste sentido é a Carreta de Ultrassonografia, que realizou 5.305 exames desde o início, em 12 de março deste ano. Até o momento, foram atendidas as regiões de Braz Cubas, Sabaúna, Oropó, Jardim Aeroporto 2 e 3, Jardim Planalto, Conjunto Santo Ângelo, Biritiba Ussú, Taiaçupeba, Jardim Margarida, Jardim Piatã, Taboão, Novo Horizonte, Jundiapeba, Cezar de Souza, Botujuru, Taiaçupeba e Quatinga, com o objetivo de facilitar o acesso aos exames, realizados por equipamentos especializados instalados em contêineres.
O Mutirão de Psicologia, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), é mais uma ação com resultados positivos e já atendeu toda a demanda reprimida dos últimos anos. Em janeiro, havia 5.380 pacientes na fila.
Também está em ação o Mutirão de Especialidades, no Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS), no bairro Rodeio, que deve se estender ao longo dos próximos quatro meses, ofertando 4 mil consultas de endocrinologia, dermatologia e urologia.
Neste mês de julho, teve início mais uma etapa do programa Pró-Visão para atender a demanda reprimida de pacientes que esperam por consultas e exames de oftalmologia, nos últimos anos. Em parceria com o Lions Cube Mogi das Cruzes, a ação beneficiará 1,5 mil pessoas (adultos e crianças), na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) de Jundiapeba e na UnicaFisio, no Rodeio, até o próximo dia 10 de agosto. Uma próxima fase está prevista a partir de 1º de outubro na cidade.
Ainda dentro do programa Pró-Visão - compromisso da atual gestão que começou com o Mutirão de Oftalmologia em parceria com a Clínica Boucault para 750 atendimentos -, tiveram início em junho o Mutirão de Catarata e a ampliação das cirurgias oftalmológicas, em parceria com a Santa Casa de Mogi. A iniciativa deve realizar 908 procedimentos ao longo de seis meses. Em média, serão 100 cirurgias por mês exclusivamente pelo mutirão.
Atualmente, a Santa Casa já realiza 59 cirurgias mensais de catarata por meio do contrato com a Prefeitura de Mogi - número ampliado recentemente por meio de aditivo (anteriormente eram 45). Com o mutirão, a cidade passa a fazer 159 procedimentos mensais, representando um salto importante na oferta de cirurgias oftalmológicas à população.