Secretaria de Assistência Social distribui mais 3 toneladas de alimentos

Secretaria de Assistência Social

06 de abril de 2021
Assistência Social entrega mais 3 toneladas de alimentos, desta vez pacotes de feijão, a públicos atendidos por organizações sociais que ofertam proteção social

A Secretaria Municipal de Assistência Social deu início nesta terça-feira (06/04) à distribuição de 3 toneladas de feijão, adquiridas pela Prefeitura. A compra foi feita com recursos federais, na mesma modalidade adotada com as 5,2 toneladas de alimentos ricos em proteínas, já entregues. Serão beneficiados novamente públicos atendidos por organizações sociais que ofertam Serviços de Proteção Social de Média e Alta Complexidade, o que compreende idosos, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua.

Os alimentos foram adquiridos com recursos do Governo Federal, atendendo ao disposto na Portaria 369/2020, do Ministério da Cidadania. O objetivo é auxiliar públicos em situação de vulnerabilidade, que se encontram neste momento ainda mais fragilizados, dado o contexto de crise trazido pela pandemia da Covid-19.

Os alimentos chegaram à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social nesta segunda-feira (05/04). As organizações sociais foram comunicadas e estão  providenciando a retirada dos produtos. Por se tratar de alimentos não perecíveis, não foi necessária a estrutura providenciada nas últimas entregas, que aconteceram nas dependências do parceiro Clube Vila Santista.

A Secretaria de Assistência Social também dará sequência nesta semana às entregas do programa Quitanda Social. Nesta quarta-feira (07/04) as entregas serão no CEU das Artes (Vila Nova União) e no Mercado do Produtor (Mogilar). Já na quinta-feira (08/04), acontecerão em Jundiapeba e também no Jardim Layr. No caso das entregas de Jundiapeba, importante destacar que são atendidas famílias cadastradas nas duas unidades do CRAS existentes no distrito, o que contempla também moradores da Vila Nova Jundiapeba.

O Quitanda Social é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz e tem parceria com a Secretaria de Agricultura, com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, com cooperativas agrícolas da cidade, como a Cooprojur e a Cooprovat e também com o governo federal, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de onde provêm os recursos para a compra dos produtos agrícolas. No atual momento, são 400 famílias atendidas, porém a meta é dobrar o número de beneficiados e locais de distribuição nos próximos meses.