Mogi das Cruzes é contemplada em quatro projetos do Novo PAC voltados à área da saúde 

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

18 de julho de 2025
Secretária Rebeca Barufi e vice-prefeito Téo Cusatis se reuniram com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em junho (Divulgação - PMMC)

Mogi das Cruzes foi contemplada pelo Governo Federal em projetos inscritos no Novo PAC – Seleções, iniciativa voltada ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em todo o país. Das sete propostas apresentadas pela Prefeitura, quatro foram aprovadas: a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim São Pedro, a aquisição de kits de equipamentos para teleconsulta, a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com novas ambulâncias, e um combo de equipamentos para qualificação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Em reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, no último dia 4 de junho, o vice-prefeito Téo Cusatis e a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, entregaram ofício solicitando atenção especial ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para os projetos inscritos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no Novo PAC. 

A nova UBS - porte III (em área mínima de 2.120 metros quadrados) será construída no terreno da antiga escola do Sesi, na Avenida João XXIII, no Jardim São Pedro, em Cezar de Souza. A unidade, um dos compromissos da nova gestão, representa importante ampliação dos serviços de saúde na região. 

A unidade seguirá o novo modelo arquitetônico do Ministério da Saúde, com consultórios modernos, salas para equipes multiprofissionais e estrutura adequada para atendimentos por telessaúde, além de seguir diretrizes de sustentabilidade ecológica e ambiental.

“Cada conquista representa um passo importante na construção de uma cidade mais justa e preparada para cuidar da saúde das pessoas. Fico feliz em ver que quatro dos sete projetos de Mogi foram reconhecidos pelo Governo Federal e que, com isso, vamos poder ampliar o atendimento nas regiões que mais precisam”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.

Entre os projetos contemplados está também a aquisição de kits de equipamentos voltados à implantação de pontos de teleconsulta nas UBSs. A proposta integra a estratégia SUS Digital – Telessaúde e visa facilitar o acesso da população a atendimentos especializados, com equipamentos como notebook, televisor e webcam. 

O município também foi contemplado com um combo de equipamentos que visa estruturar e modernizar ainda mais as unidades de atenção primária, promovendo melhorias no atendimento à população.

O quarto projeto aprovado diz respeito à renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com a aquisição de novas ambulâncias para reforçar o atendimento de urgência e emergência em Mogi das Cruzes.

Para o vice-prefeito Téo Cusatis, os investimentos do Novo PAC são resultado de planejamento técnico e dedicação da equipe. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho sério, com projetos bem estruturados e focados em atender a população. Seguimos trabalhando para conquistar ainda mais melhorias para Mogi”, destacou.

Outras três propostas apresentadas pela Prefeitura não foram contempladas nesta etapa: a construção de uma Policlínica na Avenida Japão, Vila Bela Vista, na região do bairro do Oropó, a implantação de uma unidade móvel de atendimento odontológico e a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil, em terreno na Rua Engenheiro Caio Túlio Geraldo Brandão, ao lado da linha férrea, no Mogilar.

O Novo PAC – Seleções é uma iniciativa do Governo Federal que contempla mais de 4.500 municípios brasileiros com ações voltadas à ampliação e qualificação da infraestrutura em áreas estratégicas como saúde, educação e mobilidade. Os projetos aprovados priorizam regiões de maior vulnerabilidade social e têm como objetivo garantir um acesso mais amplo e equitativo aos serviços públicos essenciais.