Palestra gratuita de geociência será realizada neste sábado no Casarão do Carmo

Secretaria de Cultura

15 de outubro de 2021

Neste sábado (16/10), às 9 horas, o auditório do Casarão do Carmo receberá a palestra “Antropoceno no Ensino de Ciências da Natureza para a Educação Básica”, com a professora doutora Rosely Aparecida Liguori Imbernon. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.

Inscreva-se

A palestra vai discutir o tempo geológico no contexto da evolução do Sistema Terra (o planeta e a vida e suas interações), métodos de datação e atividades práticas para compreender os métodos radiométricos e a utilização de fóssil-índice, compreender a proposta do Antropoceno e discutir a inserção da temática a partir de uma abordagem de Ensino, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que está vinculada à educação científica e ambiental do cidadão.

A Professora Doutora Rosely Aparecida Liguori Imbernon é graduada em Engenharia Química pela Universidade de Mogi das Cruzes (1986), fez mestrado e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica-1993 e 1998) pela Universidade de São Paulo (1998) e livre docência em Ensino de Geociências pela Universidade de São Paulo (2012).

É Professora Associada MS-5.3 da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH da Universidade de São Paulo. Áreas de Pesquisa em Geociências, com ênfase em Geoquímica (geoquímica ambiental) e Educação Ambiental, (educação científica e ensino de geociências).

Após a palestra, acontecerá uma visita à Expo Arqueologia, que ocupa o espaço cultural desde o dia 1º de setembro, é composta por cerca de 90 itens e tem como propósito promover a educação patrimonial e divulgar a cultura arqueológica do município.

O Casarão do Carmo, onde acontecerá a palestra, fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro. O mesmo prédio abriga o Museu Mogiano e a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.