Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped) e da Supervisão de Ensino, promoveu nesta quarta-feira (27/08) a formação "Mogi pela Educação: compromissos e caminhos para a Educação Infantil", no auditório do Cemforpe, na Vila Nova Mogilar. O encontro reuniu cerca de 200 profissionais da rede municipal de ensino, entre diretores, coordenadores pedagógicos e técnicos, em um dia de diálogo, partilha de experiências e planejamento de novos caminhos para a Educação Infantil.
Para a secretária de Educação, Darly Carvalho, o momento foi importante para a rede. "É uma grande alegria estarmos aqui para refletir sobre a educação da infância, em toda a sua riqueza e diversidade. Nosso compromisso é construir, junto com as crianças, famílias, educadores e comunidade, experiências que respeitem a voz e a participação de cada um. Assim, fortalecemos a Educação Infantil como direito e ampliamos as possibilidades de aprendizagem, convivência e bem-estar, promovendo a qualidade da vida das nossas crianças e de suas famílias", destacou. Ela esteve acompanhada da secretária adjunta da Pasta, Maria Aparecida Cervan.
A programação da manhã começou com a apresentação da musicista Naielli Batista Lucas, ex-aluna do projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", realizado pela Pasta com gestão da Sinfônica Mogi, que hoje estuda na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) Tom Jobim.
Na sequência, a abertura foi feita pelo diretor do Departamento Pedagógico, Mitch Almeida, que anunciou o lançamento da 3ª edição da Revista do Brincar. A publicação reúne práticas pedagógicas da rede municipal e reflexões sobre a importância do brincar na infância. "A revista é um convite para que continuemos valorizando o encantamento das infâncias, reconhecendo o brincar como eixo estruturante das práticas pedagógicas", afirmou.
O ponto central da programação foi a análise do relatório da Fundação Carlos Chagas, que apresenta uma avaliação realizada entre 2020 e 2023 sobre as oportunidades oferecidas a bebês e crianças nas escolas de Mogi das Cruzes. A apresentação foi conduzida por Angélica Curvelo, técnica da Educação Infantil do Deped, e pela supervisora Claudete Maria de Jesus, que destacaram avanços e desafios revelados pela pesquisa.
A professora doutora Ioana Yacalos Spinucci, do Instituto Stella Goulart, trouxe reflexões sobre a importância de transformar práticas em experiências participativas, com a criança no centro do processo pedagógico. "Os dados da pesquisa nos ajudam a olhar para a prática e pensar em como transformá-la. Nossa legislação já orienta para pedagogias participativas, que têm como princípio fundamental colocar a criança no centro da ação pedagógica", declarou. Ela esteve acompanhada das gestoras Arieli Mariano e Magda Mariano, do CEIM Therezinha Miranda de Paula - CEIC Santa Clara II, na Fazenda Rodeio.
O coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, também participou do evento. "É um prazer ver a qualidade do trabalho feito pela Secretaria de Educação nas creches e escolas de educação infantil. A cada ação, sentimos o impacto positivo que queremos gerar nas crianças e famílias", concluiu. O encontro também contribui para a programação do Agosto Verde, mês dedicado à Primeira Infância.
No período da tarde, os participantes se dividiram em salas temáticas, nas quais foram discutidos aspectos centrais do cotidiano da Educação Infantil, como a alimentação, cuidados pessoais, brincadeiras e acolhimento das crianças. Os grupos compartilharam experiências, analisaram pontos de melhoria e apontaram estratégias para fortalecer a qualidade do atendimento na rede.
No encerramento, os gestores Marcelo de Souza, do CEIM Srª Thereza Geraldi de Almeida, de Jundiapeba, e Renata Santos Oliveira, do CEIM Horácia de Lima Barbosa, no Jardim São Pedro, e o diretor Robson Nunes Pereira, da EMEB Prefeito Pedro Paulo Paulino, de Ferraz de Vasconcelos, realizaram uma mesa-redonda, trazendo práticas de gestão que vêm contribuindo para aprimorar o trabalho nas unidades escolares. O momento reforçou a importância da troca de experiências entre profissionais e mostrou como a inovação e a escuta ativa podem transformar realidades locais.