Secretaria de Educação promove formação para agentes escolares da rede municipal

Secretaria de Educação

11 de julho de 2025
No primeiro dia, na EM Coronel Almeida, os participantes foram divididos em grupos para a realização de oficinas práticas sobre temas como musicalização, leitura, teatro, meio ambiente, ecobrinquedoteca, . . .

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), está promovendo neste mês de julho uma formação para cerca de 260 agentes escolares, que atuam em escolas e creches municipais. As etapas presenciais foram realizadas nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/07) na EM Coronel Almeida (Centro) e no Cemforpe (Vila Nova Mogilar). Os estudos online serão realizados nas próximas semanas. A atividade faz parte do cronograma de formação continuada da rede municipal.

O objetivo é fortalecer o trabalho dos profissionais por meio de oficinas práticas e reflexões sobre temas sensíveis do ambiente escolar, como equidade e competências socioemocionais. "A proposta é oferecer experiências que ampliem os repertórios e contribuam para uma atuação mais sensível, colaborativa e alinhada às necessidades das nossas unidades. Pensamos em uma programação que une teoria, prática e cultura, porque entendemos que a formação continuada é fundamental para qualificar o ambiente escolar como um todo", afirmou a secretária de Educação, Darly Carvalho.

No primeiro dia, na EM Coronel Almeida, os participantes foram divididos em grupos para a realização de oficinas práticas sobre temas como musicalização, leitura, teatro, meio ambiente, ecobrinquedoteca, brincadeiras e jogos nos espaços escolares. Cada profissional participou de duas oficinas com atividades planejadas para inspirar práticas lúdicas e interativas nas escolas.

A avaliação dos agentes escolares foi positiva. Para Danilo Silveira Aguiar, que atua no CEIM Profª Ignêz Maria de Moraes Pettená (Vila Bela Flor), as atividades agregam. "Eu gostei, porque as brincadeiras estão bem divertidas", comentou. "Está sendo muito bom para a gente aprender mais e passar para as crianças brincarem", completou Elisângela Marcelino, que trabalha na EM Lourenço Della Nina (Jundiapeba).

O segundo dia, no Cemforpe, contou com dinâmicas e apresentações especiais dos professores do projeto musical Pra Ver a Banda Passar, promovido pela Pasta com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes). A proposta foi enriquecer o repertório cultural dos participantes e proporcionar um momento de integração. "Está sendo bacana. Agrega mais valores e mais conhecimento", finalizou Edson Euclides da Silva, agente escolar da EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano (Conjunto Jefferson).

A formação continuará de forma online com estudos sobre equidade (14 a 18/07) e questões socioemocionais (21 a 25/07).