EM Maria Eugênia realiza Caminhada da Paz com pais, profissionais e estudantes no Parque Residencial Itapety

Secretaria de Educação

21 de outubro de 2025
Os alunos destacaram a importância da iniciativa. (Divulgação/PMMC)

Pais, a equipe escolar e estudantes da Escola Municipal Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety, realizaram na manhã desta terça-feira (21/10) uma Caminhada da Paz. O evento contou com cerca de 300 crianças do berçário até o 5º ano do Ensino Fundamental e faz parte da programação do Dia Mundial de Combate ao Bullying, comemorado nesta segunda-feira (20/10).

A secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, explicou que a promoção da cultura de paz é uma diretriz permanente da rede municipal de ensino. "Os projetos e atividades fazem parte de um trabalho contínuo para que o ambiente escolar seja acolhedor. O diálogo e o respeito são a base para o fortalecimento do desenvolvimento integral  em todas as escolas", destacou. O vereador Edson Santos acompanhou a ação.

A caminhada começou com uma apresentação de um coral dos alunos dos 4º e 5º anos, organizada pelos professores do projeto musical "Pra Ver a Banda Passar", realizado pela Secretaria Municipal de Educação com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes). Em seguida, os participantes fizeram o percurso no entorno da escola, levando mensagens de paz e respeito. 

As famílias também marcaram presença. "É a primeira vez que meu filho participa. Eu acho bonito e bem legal. É importante incentivar essa cultura de paz desde cedo. Iniciativas como essa precisam acontecer em todas as escolas", afirmou a mãe Anny Isabele Toledo dos Santos, que acompanhou o filho Nycolas Gabriel, de 7 anos. 

A professora Eliana Regina Barbosa Mizuguchi explicou a importância do evento. "Temos que ensinar o respeito e a tolerância em todos os aspectos. Estamos trabalhando isso e temos visto um efeito muito positivo, porque as crianças gostam  e é muito importante combater o bullying", destacou. 

Os alunos aprovaram a iniciativa. "A caminhada foi incrível! É errado discriminar. Os professores sempre ensinam que não pode fazer bullying, é feio", disse Pedro Massa Ruiz, de 10 anos. "A gente quer paz e aprendemos isso na escola. Não pode fazer bullying", completou Luísa Alves de Lima, de 10 anos. "Essa caminhada é sobre a paz e eu gostei de ter participado. Não podemos fazer bullying, bater e xingar, porque é feio. Vou sempre incentivar a paz com meus amigos", finalizou Bernardo de Brito Silva, de 8 anos. 

Na última segunda-feira (20/10), diversas escolas da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes promoveram atividades em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Bullying. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Prefeitura de Mogi das Cruzes com a promoção da cultura de paz nas unidades escolares, que estimula desde cedo o diálogo, a boa convivência e o respeito mútuo entre os estudantes.

A EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo também participa do programa "Pé de Infância - Cria na Paz, Respira e Conta até 5", realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em parceria com a Fundação Van Leer.