Mogi das Cruzes participa de encontro nacional da Rede Urban 95 em Boa Vista

Secretaria de Urbanismo

18 de maio de 2022
Encontro em Boa Vista reúne representantes das 24 cidades brasileiras que integram a Urban95, entre elas Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes participa, durante esta semana, do 1º Encontro da Rede Urban95, que vem sendo realizado em Boa Vista (RR) e reúne representantes das 24 cidades que integram o grupo. Durante dois dias, eles vão trocar experiências e conhecer programas e serviços que deram a Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância no Brasil. O evento é realizado pela Fundação Bernard van Leer, com o apoio da Prefeitura de Boa Vista e do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).

A secretária municipal de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, e o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, estão na capital de Roraima representando Mogi das Cruzes e participando dos debates. “É um ambiente muito rico, com a presença de técnicos comprometidos com os ideais da Rede Urban95. Estamos conhecendo iniciativas pioneiras e, ao mesmo tempo, falando sobre nossas ações em Mogi das Cruzes”, afirma Claudio.

A secretária Patrícia Helen também destacou a importância do encontro: "Esta visita tem sido um momento de muita aprendizagem. Estamos conhecendo o que foi feito em Boa Vista e trocando experiências com as outras cidades que fazem parte do programa. A rede municipal tem um trabalho consolidado para a primeira infância, que só tem a ganhar com as ações da Urban95", frisou.

A programação prevê espaços de troca de experiências e lições aprendidas no processo de priorização das crianças no planejamento urbano que vem ocorrendo nas 24 cidades. Boa Vista é considerada referência na descentralização de seus serviços para as primeiras etapas da jornada da infância, com serviços distribuídos por diversos pontos da cidade. Os principais eixos debatidos durante o encontro são “Espaços Públicos e Natureza”, “Utilização de Serviços”, “Tomada de Decisões com Base em Dados” e “Mobilidade para Famílias”.

Um dos projetos desenvolvidos em Boa Vista é a Selvinha Amazônica, criada com o conceito de ensinar brincando, proporcionando interatividade, acessibilidade e transformação urbana. Elas estão localizadas em 14 pontos da capital de Roraima, geralmente pontos turísticos. Os espaços têm o objetivo de atrair, incluir e ensinar as crianças de forma lúdica sobre a fauna da região Amazônica, além, é claro, de diverti-las. A criatividade e a coordenação motora também são estimuladas com os brinquedos, que possibilitam aos pequenos o uso da imaginação para a execução das brincadeiras.

“Conhecemos e gostamos muito da Selvinha Amazônica, um projeto que une os conceitos da Urban95 à realidade de Boa Vista. Estamos trabalhando exatamente dessa forma em Mogi das Cruzes, com o objetivo de proporcionar às crianças daqui espaços públicos acolhedores, inovadores, inspiradores e seguros, capazes de influenciar positivamente na sua formação e sempre com uma ligação direta com a realidade do município onde vivem”, observa Claudio Rodrigues.

A instituição holandesa Fundação Bernard Van Leer é responsável pela Rede Urban95, da qual Mogi faz parte desde julho do ano passado. A iniciativa apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância. No Brasil, são 24 cidades. O objetivo é de que o município seja protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e, sobretudo, na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância.